A partir da tarde desta terça-feira (12), o técnico Renato Portaluppi terá que resolver um quebra-cabeça: montar a escalação do Grêmio para encarar o Juventude, na quarta-feira (20). A partida tem ares de decisão para o Tricolor, e o treinador não terá peças importantes durante a preparação para o confronto.
Na reapresentação do elenco, Renato não contará com cinco jogadores. Aravena, Soteldo e Villasanti foram convocados para a disputa das Eliminatórias. Já Nathan Fernandes e Igor Serrote foram chamados para um período de treinamentos com a seleção sub-20, no Rio.
O zagueiro Jemerson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Gustavo Martins, que está recuperado de lesão muscular e vem treinando desde a semana passada, deverá ser o parceiro de Rodrigo Ely.
A tendência é que os estrangeiros dificilmente estejam à disposição contra o Juventude. Sem essas peças, um dos principais mistérios é a formação do meio-campo. Como volante, Pepê deve substituir Villasanti e atuar ao lado de Dodi.
Para as outras três vagas do meio, são quatro candidatos: Cristaldo, Monsalve, Edenilson e Pavon. A montagem dependerá da avaliação sobre as fraquezas do Juventude. Mesmo assim, Renato promete um time mais ofensivo contra a equipe da Serra.
O Tricolor garante que tem uma logística pronta para tentar trazer o trio a tempo do jogo contra a equipe da Serra. Porém, a direção e a comissão técnica levarão em conta alguns fatores para utilização ou não do trio no jogo do Brasileirão.
Um dos principais pontos é a minutagem que eles terão nos jogos das Eliminatórias. Villasanti, Aravena e Soteldo estarão em campo no dia 19 com suas seleções. Outro elemento que será importante é a necessidade de Renato em relação a cada atleta na estratégia do jogo.
O técnico terá oito treinamentos para definir a escalação do Grêmio para enfrentar o Juventude. A partida ocorre na Arena.