Em busca de mais uma vitória para confirmar a permanência na Série A do Brasileirão, o Grêmio irá encarar um adversário que ainda busca uma vaga direta na Libertadores de 2025. Com 59 pontos e na sexta colocação, o São Paulo pode alcançar Inter e Fortaleza na tabela, ambos com 65, que ocupam a terceira e quarta posições, respectivamente.
Além disso, o tricolor paulista aguarda a decisão continental entre Atlético-MG e Botafogo para saber ser poderá aproveitar a nova vaga aberta em caso de título do time do Rio de Janeiro — hoje líder da competição nacional. Se o Galo for campeão da América, porém, o São Paulo precisará tirar a diferença de seis pontos para o times acima na tabela. Isso obrigaria a equipe treinada por Zubeldia a vencer o Grêmio na Arena.
Embora o São Paulo venha de seis jogos sem derrota, o comentarista Raí Monteiro, do TNT Sports, avalia que o momento do time é de oscilação. Ele ainda ressalta que o clube está em um momento de definições para a próxima temporada.
— Não é um bom momento do São Paulo. É um time que quando compete é difícil de jogar contra. Isso aconteceu até nas eliminações das copas, quando fez duelos duros com Atlético-MG e Botafogo. Mas não vai ser o caso contra o Grêmio, não deve jogar no limite por não ser uma partida de vida ou morte pelas distâncias tanto para buscar subir na tabela quanto da vantagem para o sétimo. O São Paulo já olha muito as questões de fora do campo, de renovações de jogadores e mesmo do Zubeldia. Não acontece muito no estádio, mas nas redes sociais há uma rejeição grande a ele. Se tem uma ideia de que o São Paulo deveria jogar, ideia na qual eu até não concordo — observa.
Artilheiro é dúvida
Fora da equipe desde a vitória sobre o Athletico-PR, em 9 de novembro, o centroavante Calleri voltou a treinar nesta semana e pode reaparecer no time diante do Grêmio. O argentino é o vice-artilheiro do São Paulo na temporada, com 14 gols, atrás apenas de Luciano, com 17.