O Grêmio estabeleceu um planejamento para o meia-atacante Gabriel Mec, de 16 anos. Ele assinará nesta quinta (24) o seu primeiro contrato profissional com o clube.
A ideia, sujeita à reavaliação pela comissão técnica em 2025, é que o garoto dispute a Copa São Paulo pela base e, depois, seja integrado definitivamente ao grupo principal.
Considerado a principal promessa do Tricolor, Mec chegou a ser alvo do Chelsea. No entanto, o interesse do clube inglês esfriou, e hoje a tendência é de que o garoto siga uma trajetória em Porto Alegre.
O planejamento, contudo, dependerá do técnico que comandará o Grêmio em 2025, nome ainda indefinido. Se for a vontade do treinador, não está descartada a utilização do jovem já no Gauchão.
Gabriel Mec assinará na tarde desta quinta o seu primeiro contrato profissional com o clube, com três anos de duração. A situação até então inspirava atenção, pois ele estava desde abril, quando completou 16 anos, apto a firmar o seu vínculo.
Embora a Lei Pelé de 1998 autorize expressamente que atletas com 16 anos completos já possam assinar um vínculo de cinco anos com um clube, a Lei Geral do Esporte de 2023 determina que jogadores menores de idade devam ter contratos de no máximo três temporadas, podendo assinar vínculos maiores apenas após os 18 anos.
Natural do Rio de Janeiro, Mec está no Grêmio desde os nove anos, quando ingressou nas Escolinhas, e hoje tem atuado pelo time sub-20. Ele também participa de forma constante dos treinos da equipe principal, sob o comando do técnico Renato Portaluppi.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.