O Grêmio chegou a um acordo com o estafe do meia-atacante Gabriel Mec, 16 anos, e a joia da base assinará, na tarde desta quinta (24) o seu primeiro contrato profissional com o clube, com três anos de duração. O jogador deve ser aproveitado no grupo principal em 2025.
A situação até então inspirava atenção, pois, o garoto estava desde abril, quando completou 16 anos, apto a assinar o seu primeiro contrato de trabalho, em acordo com a legislação brasileira, e mesmo assim ainda não tinha vínculo profissional com o Tricolor, o que deixava o clube desprotegido.
Agora, a partir da assinatura, o impasse estará resolvido. O primeiro contrato de Gabriel Mec terá apenas três anos de duração por uma orientação do departamento jurídico do clube.
Embora a Lei Pelé, de 1998, autorize expressamente que atletas já possam assinar um vínculo de cinco anos aos 16 anos, a Lei Geral do Esporte, de 2023, determina que jogadores menores de idade devam ter contratos de no máximo três anos, podendo assinar vínculos maiores apenas após os 18 anos.
Gabriel Mec chegou a ser alvo de um forte assédio do Chelsea. No entanto, o interesse esfriou, e hoje a tendência é de que o jogador seja lançado no grupo principal na próxima temporada.