A história de goleiros estrangeiros no Grêmio em Gre-Nais fica embaçada pelas névoas da história. O alemão Bruno Schuback era uma espécie de Pedro Geromel de sua época. Suas virtudes como zagueiro não o impediram de se aventurar no gol. Inclusive em um Gre-Nal, o de número 7, vencido pelo Inter por 4 a 1.
Afora este caso excepcional, o Tricolor teve oito gringos, contando com Marchesín, que tinham a palavra “goleiro” apontada como profissão na carteira de trabalho. Nenhum teve uma carreira muito extensa sob as traves tricolores. O mais longevo foi o uruguaio Walter Corbo, que atuou por três temporadas no Estádio Olímpico.
O uruguaio Julio Veliz, o primeiro arqueiro gremista a não falar português, sequer jogou um clássico em 1942. No ano seguinte, coube a Sandro Fráguas, outro charrua, inaugurar a era dos “goleiros estrangeiros oficiais” em clássicos.
A lista ainda conta com os argentinos Salvador Germinaro, Augustin Cejas e Sebástian Saja, e o paraguaio Ricardo Tavarelli.
— As lembranças que tenho daquela grande equipe de 2007 são as melhores. Passei um ano fantástico em Porto Alegre. Creio que foi uma grande equipe — relembrou Saja, em entrevista a Zero Hora em 2017.
Nome mais recente desta contagem, Marchesín chegou no começo do ano a Porto Alegre. Sua contratação fechou um hiato de 16 anos sem que um goleiro nascido fora do país jogasse pelo Grêmio.
Ainda que ainda esteja em sua primeira temporada, o jogador de 36 anos tem uma história mais longa do que a de Rochet quando o assunto é Gre-Nal. O de sábado será o seu terceiro. Disputou os outros dois nesta temporada, sempre com vitória colorada. Em um deles, foi criticado por um dos gols sofridos.
Em clássico com outras camisas também tem maior vivência. Pelo Porto, foram seis duelos contra o Benfica. Disputou mais seis partidas pelo América do México contra o Chivas. Ainda jogou por Celta, Santos Laguna e Lanús.
Goleiros estrangeiros do Grêmio*
- Julio Veliz (1942) - uruguaio
- Sandro Fráguas (1943) - uruguaio
- Salvador Germinaro (1957 a 1959) - argentina
- Agustín Cejas (1976) - argentino
- Walter Corbo (1976 a 1978) - uruguaio
- Ricardo Tavarelli (2004) - paraguaio
- Sebastián Saja (2007) - argentino
*O alemão Bruno Schuback disputou partidas como goleiro do Grêmio, mas não jogava oficialmente na posição.