Pela primeira vez em 443 jogos o Gre-Nal terá um dinamarquês em campo. Trata-se do atacante gremista Martin Braithwaite. Contratado no meio deste ano, o atleta já soma bons números pelo Tricolor e fará seu primeiro jogo contra o Inter no sábado (19).
Esse será o sétimo grande clássico que o jogador de 33 anos disputará em sua carreira, após passagens por times da Dinamarca, França, Inglaterra e Espanha.
A primeira grande rivalidade que o atacante dinamarquês viveu em sua carreira foi logo em seu país natal. O maior rival do Esjberg FB, clube que revelou o atleta, é o Aalborg BK. Por lá, o ainda jovem Braithwaite jogou oito partidas do clássico e deixou dois gols marcados.
Depois, o atacante rumou para a França, onde disputou por 10 vezes o clássico Toulouse x Bordeaux. A curiosidade é que o atacante atuou pelas duas equipes: nove pelo Toulouse e uma pelo Bordeaux. Nesse período, Braithwaite participou diretamente de oito gols.
Na Inglaterra, onde atuou pelo Middlesbrough, conheceu a rivalidade com o Sunderland. Foram duas vitórias, um gol e uma assistência em dois jogos.
Foi na Espanha, onde ficou por seis temporadas, que o atacante mais disputou clássicos: CD Leganés x Getafe, Barcelona x Real Madrid e Barcelona x Espanyol. No caso do último, Braithwaite também conheceu os dois lados da rivalidade: uma partida pelo Barça e duas pelo Espanyol. Ao todo, no território espanhol, foram nove jogos em clássicos, sendo apenas uma vitória — seis derrotas — e nenhum gol marcado.
Os números de Braithwaite nos clássicos
Esjberg FB x Aalborg BK
- 8 jogos: 2 vitórias, 4 empates, 1 derrota
- 2 gols
Bordeaux x Toulouse
- 9 jogos pelo Toulouse e 1 pelo Bordeaux
- 5 vitórias, 4 derrotas, 1 empate
- 5 gols e 3 assistências
Middlesbrough x Sunderland
- 2 jogos: 2 vitórias
- 1 gol e 1 assistência
CD Leganés x Getafe
- 3 jogos: 1 vitória e 2 derrotas
Barcelona x Real Madrid
- 3 jogos: 3 derrotas
Barcelona x Espanyol
- 1 jogo pelo Barcelona e 2 pelo Espanyol
- 1 vitória, 1 empate e 1 derrota
*Produção: Leonardo Bender