Renato Portaluppi terá quase todos os seus zagueiros à disposição para o Gre-Nal do dia 19, no Beira-Rio. Na derrota para o Atlético-MG, Jemerson e Rodrigo Ely voltaram a formar a dupla de zaga. Os dois não jogavam juntos desde o dia 25 de agosto, na vitória sobre o Criciúma, em Santa Catarina. Kannemann, preservado contra o Galo, tem retorno previsto para o clássico.
Sem atuar desde a partida contra o Tigre, no Estádio Heriberto Hülse, o zagueiro Rodrigo Ely voltou a ser titular na derrota para o Atlético-MG. A falta de ritmo, no entanto, fez com que o defensor sofresse na reta final da partida. As cãibras atrapalharam o camisa 5.
— Graças a Deus não foi lesão. Ele subiu de cabeça e quando foi apoiar o pé, puxou a cãibra. Ele ficou com o músculo duro e falou que foi cãibra. Ele ficou muito tempo fora e voltou num jogo tenso — disse o lateral Reinaldo explicando a situação do companheiro.
Jemerson não atuava desde o empate por 2 a 2 com o Bragantino, dia 15 de setembro, em Bragança. O camisa 28 foi substituído durante o segundo tempo por conta do cartão amarelo recebido. Depois do jogo, Renato explicou a utilização de dois zagueiros que estavam retornando de lesão.
— Os dois (Rodrigo Ely e Jemerson) vinham jogando muito bem, como jogaram muito bem hoje (quarta-feira). O Carioca (Gustavo Martins), que vinha jogando, teve um estiramento. Era um jogo perigoso para colocar o Geromel. Coloquei minha dupla de área que estava jogando muito bem. Fizeram todos os testes possíveis, tanto na parte física quanto na parte técnica. Eu tenho que botar os caras para jogar. Até porque eles precisam de ritmo para jogar o Gre-Nal. Aqui ninguém se precipita. Os dois jogaram muito bem — disse Renato
Já Kannemann foi preservado da viagem a Minas Gerais devido ao desgaste apresentado após o jogo contra o Fortaleza. O atleta já vem realizando tratamento para estar à disposição no Gre-Nal.
— O Kannemann sentiu um desconforto após a última partida e realizou um exame de imagem. Foi mais uma preservação do que uma lesão constatada. A gente vai trabalhar forte para colocá-lo em campo no Gre-Nal — disse o vice de futebol, Antonio Brum.
Não se descarta a possibilidade de que Kannemann e Jemerson atuem juntos pela primeira no esquema com dois zagueiros. Em outras partidas, quando Renato optou pelo esquema com três defensores, os dois jogaram juntos.
As outras três opções para a zaga são Geromel, Natã e Rodrigo Caio. O único zagueiro que não poderá atuar no Gre-Nal será Gustavo Martins. Ele está se recuperando de uma lesão muscular grau 2b no bíceps femoral da coxa esquerda.