O catarinense Igor Serrote, 19 anos, vive uma história que só o futebol proporciona. Fez sua estreia como profissional no Grêmio contra o Botafogo, repetiu o bom desempenho e deu uma assistência na vitória sobre o Fortaleza. E se o planejamento atual da comissão técnica for mantido, o jovem fará seu primeiro jogo como titular contra o Atlético-MG. É ele o próximo na linha sucessória da lateral direita, que não terá João Pedro e Fabio à disposição.
Igor está prestes a completar a marca de 10 anos no clube. Vindo de Balneário Camboriú, chegou a Porto Alegre para atuar ainda nas escolinhas do clube. Viveu o Grêmio do sub-10 até o nível profissional.
– Pude estrear contra o Botafogo. Recebi mais uma oportunidade e dei uma assistência. Onde o Renato me colocar, vou estar apto para fazer meu melhor – disse o jovem após partida contra o Fortaleza.
O apelido Serrote é herança da base. Dono de um penteado estiloso (veja foto acima), um moicano pontudo como as abas de um serrote, Igor mostrava a rotina de treinos e jogos pelo clube em seu perfil no Instagram. Até hashtag própria ele utilizava em alguns momentos. A marca criada era a #serroteneles. Ainda atacante no período da escolinha, ele foi destaque na conquista do Efipan de Primaveira Sub-11 de 2016.
Como ponta-direita, marcou os dois primeiros gols da goleada por 4 a 0 no Gre-Nal da decisão.
Veja o vídeo dos gols
Por conta de suas características, passou a atuar como lateral a partir do sub-14. A avaliação era de que ele não tinha boa finalização, mas mostrava força no arranques e capacidade de marcação – combinação interessante para um lateral.
– Igor tem uma capacidade de entrega que contagia. Tem espírito do Grêmio – diz o coordenador técnico da base gremista, Francesco Barletta.
A parte defensiva foi aperfeiçoada na base.
– Tem uma bola aérea que é diferenciada. Dificilmente, perde confronto por cima – disse Diego Martignoni, diretor da base tricolor.
A segunda-feira (7) também marcaria uma data especial na trajetória do lateral. Ele deveria se apresentar à seleção brasileira sub-20 na Granja Comary, no Rio, mas o Grêmio entrou em contato com a CBF para liberar o atleta para a partida de quarta contra o Atlético-MG.
– O Grêmio tem um lateral promissor para o curto espaço de tempo. Doi convocado novamente – comentou Marcelo Salles, que comandou o Grêmio no lugar de Renato contra Flamengo, Botafogo e Fortaleza.
O treino desta segunda confirmará o time titular para o jogo contra o Atlético-MG, próxima quarta-feira (9), na Arena do Galo, em Belo Horizonte.
Além da entrada de Igor Serrote na lateral, a tendência é de que a equipe tenha outras mudanças no setor defensivo. Marchesín retorna de suspensão. Jemerson e Rodrigo Ely também estão à disposição e podem formar a dupla de defesa, com Kannemann e Geromel como outras opções para Renato.