O diretor jurídico do Grêmio, Luiz Paulo Germano, falou em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (24), sobre a acusação de injúria racial que teria ocorrido contra Carlinhos, jogador do Flamengo, no domingo (22). O advogado gremista se mostrou fortemente indignado com a situação e explicou o posicionamento do clube perante o caso, que gerou laudos que desmentem o ocorrido e com pedido de retratações por parte do Lance! e do Flamengo.
— Não aceitaremos mentiras. Não aceitaremos que inverdades, fraudes, canalhices sejam praticadas contra o Grêmio, contra a nossa torcida e contra cada um dos nossos associados, a quem nós devemos satisfação — expressou Luiz Paulo Germano.
Questionado sobre como o clube procedeu assim que ocorreram as acusações, o advogado respondeu:
— Imediatamente nós coletamos ali algumas provas testemunhais, todas elas no sentido de referir que o que se ouviu naquele momento. Era exatamente "tá bravinho" e não tinha nada a ver com "macaquinho". Já na segunda-feira houve por parte do Grêmio a contratação de duas empresas renomadas na área de perícia, que se valeram de técnicas diferentes e chegaram ao mesmo resultado.
Ele completou dizendo:
— Com base na apresentação desses resultados, o Grêmio completou as informações que nos foram exigidas na segunda da Procuradoria do STJD. Nós havíamos programado um prazo de cinco dias para finalizar todos esses nossos elementos, mas nós nos antecipamos porque é do nosso interesse que essa situação seja absolutamente esclarecida perante a Justiça Desportiva.
O Grêmio também encaminhou notificações ao Lance! e ao Flamengo solicitando retratações pelos conteúdos que publicaram, afirmando o caso de injúria racial sofrida pelo atacante Carlinhos. Luiz Paulo Germano considerou esses ocorridos como "denunciação caluniosa" e explicou:
— Queremos que eles se retratem publicamente através dos mesmos canais em que eles proferiram essas ofensas, essa denunciação caluniosa e essa mentira, iludindo toda a torcida e a sociedade esportiva brasileira.
Segundo o advogado, o clube, até então, não recebeu nenhuma resposta do Flamengo, do Lance! ou até mesmo da Procuradoria do STJD.
*Produção: Leonardo Bender
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.