Quando Grêmio e Flamengo entrarem em campo, neste domingo (22), às 18h30min, a experiência do torcedor estará próxima ao que era antes da enchente. Mesmo que ainda seja com capacidade de público reduzida em relação ao que o estádio receberia em condições normais.
O que aproxima a Arena da volta ao padrão normal de operação é a questão do abastecimento da energia. Depois de utilizar geradores nos últimos meses, desde os estragos causados na estrutura pela enchente do mês de maio, não será mais preciso recorrer a essa alternativa.
No momento, o abastecimento de energia elétrica ao prédio está quase normalizado. O que ainda separa a operação com 100% é a questão dos transformadores. Quatro dos seis equipamentos que atendem à Arena estão em funcionamento. Por isso a carga de ingresso para a partida deste domingo está limitada a 24 mil pessoas. Os gremistas ocuparão o anel inferior. Torcedores visitantes ficarão no andar superior.
Uma das novidades para o futuro é a instalação do novo sistema de iluminação, o que permite que o jogo deste domingo ocorra no horário das 18h30min. A Arena foi equipada com 252 novos refletores de LED, que além de modernizar o sistema de iluminação, aumentam a eficiência energética do estádio.
Mesmo com a capacidade ainda estar distante da carga máxima, as operações para o torcedor, comissões técnicas e imprensa estarão reestabelecidas próximas à normalidade. Os bares que atendem ao público dentro do estádio estarão funcionando novamente, sem a restrição de apenas realizar vendas com dinheiro em espécie. A entrada de alimentos e bebidas não será permitida.
Os elevadores, cabines de imprensa e demais áreas utilizadas pelos atletas e funcionários dos clubes na zona mista e demais áreas de preparação também estão com operação normalizada.
O estacionamento E1 também voltará a ter funcionamento sem restrições para receber o público. A expectativa é também de que seja possível observar um gramado em melhores condições do que as apresentadas no jogo do dia 1º deste mês contra o Atlético-MG.
Liberação da capacidade máxima
O Grêmio trabalha com uma data para voltar a ter a Arena com 100% da sua capacidade. O clube projeta que o jogo contra o Atlético-GO, previsto para o dia 25 de outubro, ocorra com o estádio novamente liberado de qualquer restrição.