Depois das vaias na Arena na última quarta-feira (25), a semana do Grêmio terminou com aplausos em Brasília. Na noite do último sábado (28), contra o Botafogo, os jogadores gremistas deixaram o gramado do Estádio Mané Garrincha após o empate sem gols com o líder do Brasileirão recebendo o carinho da torcida. Uma atuação elogiada depois de uma sequência de jogos de muita irregularidade e desempenho criticados.
Um dos pontos mais exaltados no rendimento gremista da partida foi a segurança defensiva demonstrada contra o líder e melhor ataque da competição.
— O time precisava de um jogo assim. Uma partida para pegar confiança, sem sofrer gols contra ao líder do campeonato — comemorou Villasanti.
Novamente substituindo Renato Portaluppi, suspenso, Marcelo Salles falou após a partida e indicou que o padrão da atuação contra o Botafogo é o modelo a ser repetido nas 11 rodadas restantes.
— Temos um time experiente, com jogadores experientes. Eles entendem o processo que está sendo feito. Nosso ano foi de superar dificuldades. Pretendemos espelhar esse jogo para a frente. Que a gente faça mais isso — disse Marcelo.
Salles explicou que a semana passada foi de muito desgaste, com os jogos contra Flamengo, Criciúma e Botafogo. Mas que o desempenho mostrado no último sábado é o padrão de rendimento desejado pela comissão técnica, direção e grupo de jogadores.
Visivelmente irritado, o vice de futebol Antonio Brum protestou duramente em entrevista ao final da partida. O dirigente condenou a expulsão de Monsalve, em lance que teve a simulação de Vitinho, e a não expulsão de Bastos por carrinho em João Pedro na primeira etapa.
— Se queremos crescer o futebol, todos precisamos nos ajudar. É lamentável a expulsão. O árbitro expulsa, caiu na onda do jogador, e o VAR não chama. Tínhamos um pacto no vestiário de que iríamos ganhar o jogo. O Grêmio foi nitidamente prejudicado — lamentou.
Brum também aproveitou a entrevista para convocar a torcida do Grêmio a comparecer na Arena nesta sexta-feira (4), um duelo que ele afirmou que o Tricolor vencerá. E também disse que a reação do grupo após a derrota para o Criciúma mostra o caráter dos jogadores do clube.
— Se não tiver vergonha na cara, a gente muda. O final de temporada será como a torcida do Grêmio quer — prometeu.
De olho no Gre-Nal do dia 20 de outubro, Marchesín parece ter aproveitado para limpar a lista de cartões amarelos. O goleiro levou o terceiro cartão amarelo na competição e será desfalque na partida desta sexta-feira contra o Fortaleza. Monsalve, expulso, e Villasanti também estão suspensos para a partida contra a equipe cearense. Mas estarão liberados para o clássico do mês que vem, no Beira-Rio.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.