A manhã de domingo (1º) na Arena começou com festa, homenagens e esperança para o Grêmio. Depois de 134 dias sem jogar em Porto Alegre, no entanto, o retorno para casa não foi como o esperado pelos mais de 10 mil gremistas que foram ao estádio. A partida terminou com a frustração de uma virada quase improvável sofrida para o Atlético-MG. A derrota por 3 a 2 ficou marcada pelos erros gremistas.
Mesmo com a expulsão de Gustavo Martins aos 19 minutos da primeira etapa, o Tricolor abriu 2 a 0 com Braithwaite e Cristaldo antes do intervalo. Na metade final do jogo, contudo, após perder chances de ampliar, a equipe gaúcha cedeu dois pênaltis bobos e um terceiro gol nos acréscimos para terminar o final de semana com a decepção de deixar escapar três pontos. E se o discurso antes era de brigar por vaga nas competições continentais, agora o Z-4 voltou a aparecer no retrovisor gremista.
— Hoje (domingo) foi um golpe, mas temos que trabalhar. Somos o Grêmio. E o Grêmio tem que estar na Libertadores — disse Braithwaite na zona mista da Arena.
Renato Portaluppi não escondeu a decepção com a derrota em sua entrevista coletiva. O técnico afirmou que alertou seus jogadores sobre os riscos durante a semana de preparação.
— Estávamos com o jogo controlado, mesmo com um a menos. Fizemos dois gols. Sabíamos que, se tomássemos o primeiro, eles iriam crescer. O jogo estava controlado. Aconteceu o pênalti, eles cresceram e colocaram atacantes. Teve mais um erro nosso, que foi o segundo pênalti. O jogo estava controlado. Infelizmente perdemos uma partida por erros nossos. Todos erros infantis, que não podem acontecer. A conta chegou — reclamou o técnico.
Autor da principal falha do dia, Gustavo Martins pediu desculpas pela expulsão.
— Foi um erro. Mas achei injusta a expulsão. Acho que caberia um cartão amarelo. O erro foi todo meu. É levantar a cabeça e seguir trabalhando — afirmou o defensor, em entrevista após o jogo.
Uma das lideranças do vestiário, Reinaldo também lamentou a falta de atenção dos companheiros nos minutos finais da partida. Erros que custaram caro para o Grêmio.
— Seguramos o jogo desde os 20 minutos e conseguimos fazer os gols. Tiramos a maioria das bolas e não deixamos eles criarem muito. Dois gols de pênalti e nos finalzinho levamos o gol — disse Reinaldo.
Sem jogos até 15 de setembro, por conta da parada para a data Fifa, o Grêmio buscará respostas nos próximos dias para não repetir os erros que acabaram com as chances de vitória no retorno à Arena.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.