O empate com o Bragantino, no domingo (15), em Bragança Paulista, marcou o primeiro jogo como titular de Rodrigo Caio com a camisa do Grêmio. Ele atuou ao lado de Jemerson e formou a 12ª dupla de zaga diferente do time em 2024.
Antes deste domingo, Rodrigo Caio havia disputado apenas 17 minutos no Brasileirão. Foi em 4 de julho, quando entrou na reta final do empate com o Palmeiras, em Caxias do Sul. Depois, ele jogou duas partidas da Copa FGF, com a equipe B gremista.
A ideia inicial da comissão técnica comandada por Renato Portaluppi era ter o retorno da dupla Jemerson e Rodrigo Ely contra o Bragantino. Ely, porém, sentiu dores no aquecimento, o que abriu espaço para a entrada de Rodrigo Caio. Geromel e Natã eram os outros zagueiros à disposição em Bragança Paulista diante das suspensões de Kannemann e Gustavo Martins.
Assim, o Tricolor teve mais uma dupla de zaga diferente na temporada.
12 duplas e quatro trios
Ao longo de 2024, Renato Portaluppi variou formações atuando em alguns momentos com um sistema com três zagueiros. Nesses times houve uma variação de quatro trios diferentes. Em relação a esquemas com linha de quatro, foram 12 variações de duplas. A mais utilizada foi Rodrigo Ely e Kannemann, com 12 partidas disputadas. A tradicional dupla Geromel e Kannemann esteve em campo em 10 oportunidades.
Todas as zagas usadas pelo Grêmio em 2024:
DUPLAS
- 12 jogos: Rodrigo Ely e Kannemann
- 10 jogos: Geromel e Kannemann
- 5 jogos: Natã e Gustavo Martins
- 4 jogos: Geromel e Rodrigo Ely; Geromel e Gustavo Martins
- 3 jogos: Gustavo Martins e Kannemann
- 2 jogos: Rodrigo Ely e Bruno Uvini*; Rodrigo Ely e Gustavo Martins; Rodrigo Ely e Jemerson; Rodrigo Ely e Natã
- 1 jogo: Rodrigo Ely e Geromel, Bruno Uvini e Gustavo Martins
TRIOS
- 2 jogos: Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann
- 1 jogo: Bruno Uvini*, Gustavo Martins e Natã; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann
* Já deixou o clube