O departamento jurídico do Grêmio conseguiu a reabertura do inquérito para investigar uma suposta interferência externa na partida disputada contra o Bahia, pela quarta rodada do Brasileirão, realizada no dia 27 de abril. Na ocasião, o Tricolor acabou derrotado pelo placar de 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e teve Diego Costa expulso estando no banco de reservas.
O clube gaúcho teve julgado um Mandado de Garantia, nesta quinta-feira (22), para evitar o arquivamento do processo e, com isso, a continuidade do inquérito. Uma possível punição, no entanto, envolve apenas o afastamento de Jailson. O resultado do jogo está mantido.
Entenda o caso
O Grêmio acusa o ex-árbitro, então presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, Jailson Macedo Freitas, de ter sido o responsável por pedir a expulsão do atacante Diego Costa. Após a expulsão do atacante, Renato Portaluppi mandou todos os jogadores reservas para o vestiário antes do final da partida. Por entender que a expulsão se deu por influência externa, o departamento jurídico do Grêmio entrou com um pedido de Notícia de Infração, no STJD, logo após o jogo contra os baianos.
— Eu tirei o time para não ser expulso e ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada — explicou Renato.
O processo foi arquivado após um pedido do então Procurador-geral do STJD, Paulo Dantas. O relator aceitou e o clube foi comunicado da decisão. Agora, no entanto, o caso sofreu uma reviravolta por conta da nova composição do STJD. Por ter discordado da decisão da antiga procuradoria, o Grêmio ingressou com um Mandado Garantia pedindo a reabertura do processo. Os novos integrantes do pleno do STJD votaram de forma favorável ao Tricolor.
Com a reabertura do processo, o presidente do STJD vai sortear o novo relator que será o responsável pelo inquérito. Enquanto isso, o julgamento envolvendo a expulsão de Diego Costa segue ainda sem uma data para ocorrer. Além do centroavante, Renato Portalupppi e Nathan Fernandes também foram denunciados.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.