A situação do Grêmio no Brasileirão 2024 está melhor, tanto no desempenho dentro de campo, quanto na pontuação na tabela de classificação. A vitória de 2 a 0 contra o Athletico-PR no domingo (4), em plena Arena da Baixada, significou o primeiro triunfo do Tricolor jogando como visitante na competição. Eram dois empates e seis derrotas.
O técnico Renato Portaluppi, por muitas vezes, foi criticado pelas escalações quando jogava nos estádios dos adversários. No entanto, mesmo com time reserva, o Grêmio saiu vitorioso diante do Athletico-PR, com gols de Gustavo Martins e do estreante Miguel Monsalve.
— O meu grupo estava desgastado. Isso é prejudicial. Por isso que mudo algumas peças, eu sei o que estou fazendo. Muita gente se questiona o motivo disso, mas não espera acabar o jogo. O problema é que eu sempre busco o melhor para o clube, e quando eu faço as mudanças é porque eu sei o que eu estou fazendo — ironizou o treinador.
Além do Campeonato Brasileiro, o Tricolor também está vivo em duas competições. Na Libertadores, o Grêmio enfrenta o Fluminense no dia 13 de agosto. Enquanto na Copa do Brasil, a decisão já é na quarta-feira (7), contra o Corinthians. A partida de volta será no Estádio Couto Pereira, após empate em 0 a 0 em São Paulo.
— O Grêmio nunca deixou nenhuma competição de lado. As vezes vão ver equipes diferentes e alternativas, mas é justamente para que nenhum jogador sofra lesões. Se fosse assim, a gente colocaria os titulares em todas as partidas do Brasileirão e não teríamos que passar por essa situação de rebaixamento, que nunca passou pela minha cabeça e nunca vai passar. Tem horas que é preciso dar uma segurada — explicou.