Quando o juiz der o apito inicial às 11h do domingo (1º) para o jogo entre Grêmio e Atlético-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão, terão se passado 134 dias desde a última vez que o Tricolor atuou na Arena. Naquele 20 de abril, o time de Renato Portaluppi venceu o Cuiabá, por 1 a 0, com gol de Cristaldo, e subiu da oitava para a quinta colocação na tabela.
Dias depois, o Rio Grande do Sul foi acometido pela maior enchente de sua história. A região da Arena, no bairro Farrapos, em Porto Alegre, foi inundada. O local que a equipe gremista chama de casa desde 2012 ficou totalmente submerso.
A recuperação da Arena começou em junho. Logo no início, clube a administradora pareciam não se entender, mas logo a situação foi superada. Sendo assim, 19 semanas depois, o Grêmio voltará a jogar no local. Com restrições, como a de público, que será limitado a 12,7 mil, entre outras limitações. Os sistemas elétricos e de internet, por exemplo, ainda não operam na plenitude.
Como o Grêmio estava na tabela do Brasileirão
Com os três pontos, o Tricolor chegou a figurar, momentaneamente, no G-4, zona que garante vaga direta do Brasileirão. Com o complemente da terceira rodada, ficou em quinto. No momento, o time gaúcho, que sofreu bastante com o longe da Arena, é 0 13º colocado, com 27 pontos.
Chegadas e saídas
Dos jogadores que foram a campo em 20 de abril, dois nem fazem mais parte do elenco tricolor. Casos dos atacantes Everton Galdino, vendido ao futebol japonês, e João Pedro Galvão, cujo empréstimo não foi renovado. Entre as chegadas, destaque para o meia Monsalve e o atacante Braithwaite, que chegaram na janela da metade do ano e devem ser titulares contra os mineiros.
Brasileirão – 3ª rodada – 20/4/2024
Grêmio (1)
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Zé Guilherme (Fabio, 9'/2ºT); Du Queiroz (Dodi, 40'/2ºT) e Villasanti; Soteldo (Ronald, 40'/2ºT), Cristaldo (Galdino, 23'/2ºT) e Gustavo Nunes; João Pedro Galvão (Nathan Fernandes, 23'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
Cuiabá (0)
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves, Alan Empereur (Gabriel, 20'/1ºT) e Rikelme; Denilson (Lucas Fernandes, 24'/2ºT) e Fernando Sobral (Luciano Gimenéz, 32'/2ºT); Jonathan Cafu (André Luís, 20'/2ºT), Clayson (Derek, 20'/2ºT) e Pitta (Lucas Sobral, 32'/2ºT). Técnico: Luiz Fernando Iubel.
- GOL: Cristaldo (G), aos 42min do 1º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Galdino, Nathan Fernandes e Kannemann (G); Denilson e Sobral (C)
- ARBITRAGEM: Bruno Pereira Vasconcelos (BA), auxiliado por Danilo Manis (SP) e Alessandro de Matos (BA). VAR: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
- PÚBLICO: 22.904 pessoas (22.722 pagantes)
- RENDA: R$ 1.303.573
- LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.