Por conta dos danos causados pela enchente, a Arena do Grêmio precisou solicitar ao Corpo de Bombeiros um Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI) para evento temporário. O trâmite burocrático é necessário para que o jogo de domingo (1º), às 11h, contra o Atlético-MG, seja liberado.
A corporação já emitiu o chamado Certificado de Aprovação para o projeto enviado pela Arena Porto-Alegrense. Agora, falta a vistoria para que o APPCI seja emitido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vistoria ainda não foi solicitada pela gestora do estádio, o que é esperado para ocorrer até sexta-feira (30) ou, no máximo, sábado (31). Por enquanto, a situação não foge da normalidade. Conforme a legislação, o horário solicitado para a vistoria não deverá ultrapassar 12 horas antes do início das atividades.
Durante a visita guiada da imprensa à Arena, na quinta-feira (22) passada, o CEO da gestora, Mauro Araújo, e o diretor de operações, Paulo Rossi, mostraram que os extintores nos níveis atingidos pela enchente foram substituídos. Os geradores de energia, locados especialmente para a partida, devem ser instalados do lado de fora do estádio, por questões de segurança.
Os geradores são o motivo principal para a solicitação do APPCI temporário. Os equipamentos farão o papel das subestações de energia, que ainda passam por conserto.