Renato Portaluppi e Mano Menezes farão um desempate pessoal nas oitavas de final da Libertadores, na disputa entre Grêmio e Fluminense. Nos 17 jogos em que se enfrentaram na casamata, a vantagem é do atual técnico gremista. Mas em confrontos eliminatórios, há o empate em 1 a 1.
Os dois mata-matas foram por Copa do Brasil, em dois anos seguidos. Em 2016, o Grêmio venceu o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 0 na partida de ida e praticamente assegurou a vaga na decisão. Na volta, o 0 a 0 na Arena foi suficiente. A curiosidade é que, em Belo Horizonte, o Tricolor foi comandado por Alexandre Mendes, já que Renato estava cumprindo suspensão pela expulsão contra o Palmeiras.
No ano seguinte, novamente pela semifinal da Copa do Brasil, deu Cruzeiro. Na Arena, o Grêmio venceu por 1 a 0. Na volta, os mineiros repetiram o placar. Nos pênaltis, 3 a 2 para Mano Menezes.
Ao todo, Renato ganhou sete vezes, Mano, cinco e ainda houve cinco empates. Treze desses duelos foram pelo Brasileirão (inclusive o último, a vitória do Corinthians sobre o Grêmio na Arena por 1 a 0, pela 34ª rodada, que praticamente tirou os gaúchos da briga pelo título) e um pelo Gauchão (2 a 1 para o Grêmio no Gre-Nal de 2023).
A curiosidade é que todos os 17 duelos envolveram o Grêmio. Quatro deles tiveram Renato com outro uniforme. Em 2006 e 2007, Mano treinava o Tricolor e Portaluppi comandava Vasco e Fluminense, respectivamente.
Renato x Mano Menezes
- 17 jogos
- 7 vitórias de Renato
- 5 vitórias de Mano
- 5 empates
- 1 classificação de Renato
- 1 classificação de Mano