Depois de ser preterido até mesmo do banco de reservas em algumas partidas do Brasileirão, Nathan recuperou espaço no Grêmio. Ele já completou sete jogos no Brasileirão e não pode se transferir para outra equipe da Série A neste ano. Ele foi colocado para negociação, mas superou com treinos e boas atuações o momento de desconfiança e ajudou na reação gremista na temporada.
"Pescador", apelido que ganhou pelo hobby, também viu a concorrência aumentar. Chegaram Edenilson e Monsalve, que teoricamente disputam vaga com o camisa 14, o que fez o nível de competitividade interna aumentar.
Nos últimas seis partidas, ele participou de cinco jogos, sendo três como titular. Sem centroavante nas últimas semanas, Renato Portaluppi testou uma formação com meias se revezando no ataque. Entretanto, Nathan também já recebeu atribuições mais defensivas em 2023, quando foi escalado como segundo volante.
Entre abril e julho, o profissional de 28 anos, foi cogitado em equipes de menor porte das Séries A e B. Ele descartou a saída pela adaptação a Porto Alegre e pelo vínculo até dezembro de 2025 com o Tricolor. Agora, neste novo momento, ele não pode vestir outra camisa no Brasileirão pelos sete jogos já disputados no Brasileirão. E atuar em divisões inferiores não interessa no planejamento de carreira do atleta, segundo pessoas próximas.
Natural de Blumenau, em Santa Catarina, Nathan deve ser alternativa para encarar o Corinthians, nesta quarta-feira (7), pela Copa do Brasil, no estádio Couto Pereira.
No total, ele tem 41 partidas pelo Grêmio desde a chegada, com um gol marcado e uma assistência concedida. Mais minutos devem ser concedidos ao jogador diante do Cuiabá, no sábado (10), pelo Brasileirão, quando a equipe terá algumas alterações pelo intervalo curto para descanso.