Prestes a completar um ano no Grêmio, Rodrigo Ely tem, aos poucos, distanciado-se das contestações da torcida e se firmado como titular. O zagueiro começou as últimas quatro partidas entre os 11 iniciais, com direto a gol de cabeça contra o Corinthians em partida da 19ª rodada do Brasileirão.
Rodrigo Ely é o zagueiro que mais atuou pelo Grêmio em 2024. Foram 27 jogos, 22 como titular, e cinco em que entrou com a bola rolando. Ídolos, mas já em decadência por conta da idade, Kannemann e Geromel participaram de 25 e 17 confrontos, respectivamente.
O zagueiro argentino ainda é o que mais vezes foi titular. Ele nunca começou no banco neste ano. Por outro lado, Kannemann tem a maior média de cartões recebidos entre os três: 11 amarelos e um vermelho. Geromel e Rodrigo Ely receberam seis cada. Isto é, a melhor média é de Ely.
— Principalmente no momento de dificuldade que o Grêmio enfrenta, é fundamental o zagueiro fazer o simples. E o Rodrigo Ely faz isso. O zagueiro tem que saber definir as jogadas para não criar problema. A torcida já identificou que o Rodrigo Ely tem sido um zagueiro firme, que tem crescido nos jogos, assim como todo o sistema defensivo do Grêmio, inclusive o goleiro Marchesín. O Rodrigo Ely, jogando simples e focado, tem condições de ajudar — opina o ex-zagueiro Baidek, campeão da Libertadores e do Mundo pelo Grêmio em 1983.
Três zagueiros
No empate com o Corinthians e na vitória sobre o Vasco, os dois jogos mais recentes, Renato Portaluppi optou pela formação com três zagueiros, com Rodrigo Ely pela direita, Jemerson como líbero e Kannemann pela esquerda. As atuações competitivas da equipe nos dois compromissos passaram confiança para o treinador quanto ao uso do trio.
O ex-jogador Mauro Galvão, campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio em 2001, em um time que atuava com três zagueiros, explica que o sistema não beneficia somente a defesa. Segundo ele, ao serem utilizados atletas que tenham qualidade na saída de bola, a equipe pode ganhar também nos aspectos ofensivos.
— O sistema com três zagueiros dá mais liberdade para os laterais atacarem. E o Grêmio tem o Reinaldo, na lateral-esquerda, que tem bastante propensão em atacar. Com os três zagueiros, ele pode subir e vai ter um zagueiro para a cobertura, o time não vai ficar vulnerável. Além disso, os três zagueiros também ajudam na bola aérea, que decide muitos jogos — comenta o ex-zagueiro.
A idade de Kannemann e Geromel, 33 e 38 anos, a média de gols sofridos — atualmente, são 44 gols em 43 jogos — e a pouca experiência dos jovens vindos da base, Gustavo Martins e Natã, fizeram com que a direção investisse na posição.
Apresentados em junho, Jemerson e Rodrigo Caio chegaram para reforçar a zaga. Mauro Galvão acredita que Jemerson, titular nos dois duelos mais recentes, tende a acrescentar qualidade à defesa gremista.
— O Rodrigo Ely é um bom zagueiro, o Kannemann é mais de marcação. O Jemerson tem mais saída de bola, ele é o que tem mais condição de jogar. E isso é muito importante para o meio-campo. Um dos três zagueiros tem que sair com a bola para o meio campo participar do jogo — explica Galvão.
Rodrigo Ely tem 30 anos. O contrato do atleta com o Grêmio vai até 2025.
Nesta quarta-feira (31), às 21h30min, o Grêmio enfrenta o Corinthians pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena Itaquera. Kannemann pode ser preservado por conta do desgaste físico. Geromel é opção para começar, assim como Gustavo Martins.
Rodrigo Ely na comparação com a dupla histórica — Números de 2024
Rodrigo Ely
- Idade — 30 anos
- Total de jogos — 27 jogos (22 como titular - 5 entrando no decorrer da partida)
- Cartões — 6 amarelos
- Gols — 1
- Média de bolas recuperados por jogo — 1,8
- Média de passes por jogo — 29,2 (79% certos)
- Média de lançamentos por jogo — 1,4 (29% certos)
Kannemann
- Idade — 33 anos
- Total de jogos — 25 jogos (todos como titular)
- Cartões — 11 amarelos e 1 vermelho
- Gols — 0
- Média de bolas recuperadas por jogo — 1,9
- Média de passes por jogo — 19,4 (77% certos)
- Média de lançamentos por jogo — 2,3 (47% certos)
Pedro Geromel
- Idade — 38 anos
- Total de jogos — 18 (17 como titular - 1 entrando no decorrer da partida)
- Cartões — 6 amarelos
- Gols — 1
- Média de bolas recuperadas por jogo — 2,5
- Média de passes por jogo — 37 (84% certos)
- Média de lançamentos por jogo — 2,7 (40% certos)
*Fontes: Sofascore e O Gol