Ainda não é o tão aguardado reforço buscado no mercado pela direção do Grêmio. Porém, o técnico Renato Portaluppi deve ter um novo centroavante à disposição para o jogo contra o Fluminense, no domingo (30), em Caxias do Sul. Recuperado de lesão no tornozelo direito, o atacante André Henrique está clinicamente curado e deve voltar ao time na partida contra os cariocas, que marcará o retorno do Tricolor ao Rio Grande do Sul.
O atleta de 22 anos não atua desde as semifinais do Gauchão, contra o Caxias, e já treina normalmente em Porto Alegre. Contudo, na avaliação da comissão técnica, ainda não reunia condições físicas para participar do Gre-Nal, no sábado (22) e do jogo contra o Atlético-GO, nesta quarta (26). Porém, o planejamento é que o atacante seja relacionado para a partida contra o Fluminense.
André Henrique sofreu uma lesão multiligamentar no tornozelo direito no fim de março e, por conta do tratamento médico, não participou da intertemporada em São Paulo, em maio, e não viajou com a delegação para a sequência de treinos e jogos fora do Rio Grande do Sul entre maio e junho.
No Gauchão deste ano, o garoto marcou três gols e deu duas assistências. No ano passado, o atacante balançou a rede três vezes no Brasileirão, com destaque para o gol marcado na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo.
Por ser um jovem em fase de lapidação, em um cenário com todos à disposição, André Henrique ainda não é avaliado como um jogador pronto para ser o reserva imediato de Diego Costa. Contudo, na situação emergencial que vive o Grêmio, existe a avaliação de que o atleta pode ser uma alternativa mais eficiente que Galdino e João Pedro Galvão, as duas opções de Renato Portaluppi para a partida contra o Atlético-GO, nesta quarta (26), em Goiânia.
Em março, o treinador havia dito que André Henrique precisa adquirir força física para ser mais assíduo no time.
— O André, eu brinco com ele diariamente, que ele tem que engordar. Ele voltou das férias com quatro quilos a menos. Eu perguntei para ele. O que você comeu nas férias? Só alface? Tem comida todo dia para ele. Tem que comer, tem que ficar forte para aguentar o tranco — disse Renato, à época.
Em paralelo, a direção gremista segue no mercado em busca de um centroavante para a próxima janela de transferências, que será aberta no dia 10 de julho.