Diante da lesão de Diego Costa e do mau momento de João Pedro Galvão, o técnico Renato Portaluppi recorre à criatividade para encontrar um novo centroavante no grupo do Grêmio, ao menos até a chegada de reforços, a partir da abertura da janela de transferências, em 10 de julho. Uma das opções avaliadas pelo treinador é utilizar o garoto Nathan Fernandes como homem de referência do ataque.
Além do desgaste decorrente da sequência de jogos, João Pedro Galvão não deu a resposta esperada. Sem deixar claro se por razões unicamente físicas ou se também motivado também pelo aspecto técnico, o técnico Renato Portaluppi deu a entender que o camisa 11 deve deixar a equipe na partida contra o Fortaleza, na quarta (19).
— Para quarta-feira, lógico que a gente pode ter mudanças neste setor (ataque). A gente sempre busca o melhor, até porque amanhã (segunda-feira) tem revisão médica — afirmou o treinador, logo após a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, neste domingo (16), em Cariacica-ES, quando questionado sobre a possibilidade de João Pedro Galvão sair do time.
Na derrota para o Bragantino, no dia 1 de junho, em Curitiba, Renato improvisou no segundo tempo o meia-atacante Galdino na função. Contudo, o atleta está suspenso e não poderá atuar contra o Fortaleza. Já na derrota para o Flamengo, na última quinta (13), o treinador utilizou no setor o meia Nathan Pescador.
Contudo, para a partida em Fortaleza, a opção que ganha força é o garoto Nathan Fernandes, 19 anos, que atua como ponta-esquerda, mas foi utilizado na base como centroavante, sendo goleador do time no vice-campeonato da Copa do Brasil Sub-20, em 2023, tendo inclusive Gustavo Nunes como seu parceiro na ponta esquerda.
O técnico Renato Portaluppi sinalizou ainda que irá poupar titulares mais uma vez diante do Fortaleza, a exemplo do que ocorreu contra o Botafogo. A ideia é ter o time na melhor condição física possivel no Gre-Nal de sábado (22). Por isso, o centroavante do Grêmio no clássico dependerá sobretudo do rendimento do time na partida contra os cearenses.
Para o segundo semestre, porém, a ideia é buscar outro centroavante no mercado.