O Grêmio ainda trabalha no levantamento de prejuízos do CT Luiz Carvalho, no bairro Farrapos, em Porto Alegre. Contudo, com a grama de inverno plantada nos dois campos, o clube espera retomar os treinamentos no local em julho.
O azevém (gramínea de inverno) terminou de ser semeado em 3 de junho. Desde então, os funcionários fazem cortes programados para a manutenção do gramado. Assim que houver condições, todo o grupo poderá retomar a rotina de trabalho na Capital, reduzindo a carga de viagens imposta pela enchente que inutilizou o CT e a Arena no mês passado.
O CT Luiz Carvalho foi reativado parcialmente em 30 de maio. Jogadores lesionados passaram a ter atendimentos médicos e de fisioterapia na estrutura que, por ficar bem acima do nível do solo, não foi atingida pela cheia do Guaíba.
Quanto à Arena, a direção gremista espera que os meses de junho e julho sejam utilizados para a recuperação do campo e das subestações de energia, os pontos mais críticos do estádio no momento. O gramado começou a ser totalmente substituído na segunda-feira (10), processo que deve ser concluído no início da próxima semana. Depois, será plantada a grama de inverno na Arena.
A Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o estádio, já iniciou o processo de compra dos geradores. Os equipamentos devem demorar 60 dias para chegar. Enquanto isso, segue o trabalho de limpeza, com a remoção dos entulhos e da lama que restou na casa tricolor. Torres de iluminação e geradores foram instalados para que o serviço possa seguir sem interrupção, mas os elevadores, por exemplo, ainda estão desativados, o torna menos ágil a ação das equipes.
O presidente da Arena Porto-Alegrense, Mauro Araújo, acredita que o estádio volte a receber jogos ainda em 2024, sem precisar data. Por outro lado, nos bastidores do clube há a expectativa de que as partidas sejam realizadas no estádio já a partir de agosto. As previsões de retorno ao CT e à Arena estão condicionadas às condições climáticas na Capital.
Em contato com a Conmebol, o Grêmio indiciou a Arena como sede para o duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Fluminense. O confronto está previsto para 13 de agosto, às 19h. O duelo de volta ocorrerá no dia 20, no Maracanã.