Nesta quarta-feira (19), às 20h, o Grêmio encara o Fortaleza fora de casa. A partida, válida pela 10ª rodada do Brasileirão, marca o 12º duelo entre as equipes no Ceará. O primeiro ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1973. Na ocasião, o Tricolor venceu o Fortaleza por 1 a 0.
De lá pra cá, em meio século de confrontos, o clube gaúcho venceu mais quatro dos 11 jogos disputados em terras cearenses. Outros três terminaram empatados e o Fortaleza levou a melhor também em três ocasiões.
Apesar disso, o Grêmio não vence o time cearense no Brasileirão há 43 anos. A última vitória gremista por lá contra este adversário pelo campeonato nacional foi em 1981, quando o Tricolor conquistou o primeiro título brasileiro. Um 4 a 0, com gols de Héber, Tarciso e Paulo Isidoro (duas vezes).
Na última vez que a equipe gremista visitou o Fortaleza, o jogo terminou empatado em 1 a 1. A partida era válida pela 25ª rodada do Brasileirão de 2023 e contou com gol de Suárez, aos 35 minutos da segunda etapa, para que ficasse tudo igual no placar.
A grande maioria dos jogos entre os times ocorreu pelo Campeonato Brasileiro: nove dos 11. Somente dois dos encontros desse recorte valeram por outra competição: a Copa do Brasil, em 1997 e 2012 — nas duas o Grêmio levou a melhor.
Por consequência, o time gremista também lidera a artilharia do confronto como visitante. São 17 gols marcados pelo Grêmio e 10 pela equipe cearense.
Retrospecto do Grêmio contra o Fortaleza no Ceará
- 11 jogos
- 5 vitórias do Grêmio
- 3 derrotas
- 3 empates
- 17 gols a favor
- 10 gols contra
Os números gerais do confronto
Não só retrospecto em território cearense é favorável ao Grêmio. O clube gaúcho também leva a melhor no histórico geral do confronto. As três vitórias do Fortaleza em casa também são as únicas do time no duelo. Ao todo, o Tricolor venceu 11 e empatou seis das 20 partidas disputadas até então.
- 20 jogos
- 11 vitórias do Grêmio
- 6 empates
- 3 derrotas
- 33 gols a favor
- 14 gols contra