O Grêmio fez uma sondagem para contratar Philippe Coutinho. A informação, inicialmente divulgada pela jornalista Mariana Fontes, do SporTV, foi confirmada pela reportagem de GZH. Apesar da sondagem, a diretoria gremista admite que o negócio é complicado porque a prioridade do meia é retornar ao Vasco, seu clube do coração.
A consulta foi feita junto ao próprio atleta pelo executivo de futebol gremista Luis Vagner Vivian, que atuou como supervisor na Seleção Brasileira na época de Tite e conviveu com ele no ciclo para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Nesta conversa, o próprio atleta revelou que tem conversas avançadas para voltar para casa: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
Dessa forma, qualquer avanço do Tricolor dependerá de um problema nas tratativas vascaínas. Além disso, outros clubes também contataram o estafe do meio-campista e estão no mesmo compasso de espera.
Coutinho tem contrato até a metade de 2025 com o Aston Villa, da Inglaterra, e atualmente está emprestado ao Al-Duhail, do Catar, até o fim de junho.
Com a janela de transferências abrindo no dia 10 de julho, o Grêmio busca reforçar o elenco com um meia e um centroavante. Vina e Pedro Raul, recentemente citados, foram descartados pela diretoria.