Após o jogo contra o Estudiantes-ARG, neste sábado (8), o atacante Soteldo irá se apresentar à seleção venezuelana e desfalcará o Grêmio por até 10 rodadas no Brasileirão, dependendo do desempenho da Venezuela na Copa América, que vai até 14 de julho. A mesma situação vale para Villasanti que já está à serviço da seleção paraguaia. O volante, inclusive, ficou fora da vitória contra o Huachipato-CHI, na última terça-feira (4).
No melhor cenário possível para o Grêmio, se as duas seleções forem eliminadas na fase de grupos, os dois atletas perderiam os jogos contra Flamengo, Botafogo, Fortaleza, Inter, Atlético-GO e Fluminense, sendo que Villasanti poderia ficar fora ainda do jogo seguinte contra o Palmeiras, já que o Paraguai disputa a sua terceira partida alguns dias depois.
Caso Paraguai e Venezuela sejam eliminados nas quartas de final, Villasanti e Soteldo perderiam ainda o jogo contra o Juventude, no dia 7 de julho, retornando para o jogo do dia 10, contra o Cruzeiro.
Contudo, se as seleções avançarem às semifinais, o que acarretaria a disputa ou da final ou da decisão de terceiro lugar, a dupla ficaria fora ainda do jogo contra o Operário, pela Copa do Brasil, que deve ocorrer no dia 13 de julho, voltando apenas no dia 17 de julho, contra o São Paulo, e totalizando 10 jogos fora, no caso de Soteldo, e 11, no caso de Villasanti.
Confira os jogos em que Soteldo e Villasanti irão desfalcar o Grêmio:
Se Paraguai e Venezuela caírem na fase de grupo
13/6: Flamengo X Grêmio
16/6: Grêmio X Botafogo
19/6: Fortaleza X Grêmio
23/6: Grêmio X Inter
26/6: Atletico-GO X Grêmio
30/6: Grêmio X Fluminense
Se Paraguai e Venezuela caírem nas quartas de final
4/7: Grêmio X Palmeiras*
7/7: Juventude X Grêmio
Se Paraguai ou Venezuela disputarem a decisão de terceiro lugar ou a final
10/7: Grêmio X Cruzeiro
13/7: Grêmio X Operário**
* Pela tabela do Paraguai, existe a possibilidade de Villasanti ficar fora do jogo contra o Palmeiras, mesmo se a equipe paraguaia for eliminada na fase de grupos
** O jogo Grêmio X Operário deve ser disputado no dia 13/7, mas a data ainda não foi confirmada oficialmente pela CBF.