O Grêmio realizou, na manhã desta quarta-feira (22), no CT do Corinthians, o primeiro treino com grupo completo. Liberado para resolver questões particulares, o volante Villasanti desembarcou na concentração em Guarulhos na noite desta terça (21) e ainda realizará trabalhos físicos antes de treinar com o restante do elenco. Suspenso na Copa Libertadores, o meio-campista não deve participar do jogo-treino contra a Portuguesa, nesta quinta (23).
O paraguaio era o último que faltava se apresentar. Agora, o técnico Renato Portaluppi já conta com todos os 30 atletas relacionados para os treinamentos em São Paulo, que será a base tricolor até o domingo (26), quando a delegação viaja para Curitiba, local do jogo contra o The Strongest-BOL, na próxima quarta (29).
O jogo-treino contra a Portuguesa, marcado para esta quinta (23), às 15h30min, no CT do clube paulista, será a primeira oportunidade de o treinador esboçar o time para a partida contra o The Strongest. Sem Villasanti, Dodi desponta como candidato a atuar no meio-campo.
Recuperado de lesão muscular, o lateral Reinaldo é o principal reforço de Renato para a retomada. O treinador poderá contar também com o zagueiro Gustavo Martins, curado de um problema muscular que sentiu no último jogo gremista, o empate por 0 a 0 com o Operário-PR, no dia 30 de abril, pela Copa do Brasil. O garoto disputa posição com Rodrigo Ely.
As principais dúvidas, porém, estão no ataque. A questão física irá pesar na definição dos nomes, talvez mais que o aspecto técnico. Na ponta esquerda, Gustavo Nunes e Soteldo brigam por uma vaga. Outra alternativa, menos provável, seria a utilização dos dois juntos nas duas pontas. Caso contrário, Galdino e Edenilson seriam as alternativas para o lado direito. O fato é que quem estiver melhor fisicamente tem mais chances de começar.
Uma projeção de escalação teria: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino (Edenilson), Diego Costa e Gustavo Nunes.
O jogo contra o The Strongest-BOL está marcado para a próxima quarta (29), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Na sequência, o Tricolor atuará ainda na capital paranaense contra o Bragantino, no dia 1, e o Estudiantes-ARG, no dia 8, tendo entre essas duas últimas partidas o confronto com o Huachipato-CHI, no dia 4, em Talcahuano, no Chile.