Franco Cristaldo não será opção para o Paraguai na Copa América. O meia do Grêmio nasceu na Argentina, mas tem avô paraguaio. A partir daí, a Associação Paraguaia de Futebol fez o convite ao jogador para defender a seleção do país. O camisa 10 tricolor deu início ao processo para se naturalizar, mas não conseguirá concluir os trâmites a tempo de ser convocado.
GZH entrou em contato com representantes do jogador, que confirmou que não será possível a convocação neste momento.
— Estamos esperando a possibilidade de coordenar uma viagem a Assunção. Mas já não será possível a convocação — explicou um dos empresários do meia.
Após começar a temporada oscilando, Cristaldo terminou o Gauchão em alta. O meia recuperou sua condição de titular com Renato Portaluppi. Em 21 jogos disputados em 2024, o meia tem oito gols e duas assistências. Em 2023, após 54 partidas, terminou o ano com 11 gols e 12 assistências.
O Grêmio projeta ter desfalques de jogadores convocados para a disputa da Copa América. Até o momento, apenas Soteldo foi confirmado como um dos chamados por seu país, já que ele é figura central da equipe da Venezuela. Villasanti também tem presença quase certa entre os convocados do Paraguai. Em recuperação de lesão, Felipe Carballo é opção para o Uruguai.