O Grêmio será um dos beneficiários do legado de Ronaldo pelo Corinthians. A partir desta sexta-feira (17), o Tricolor é hóspede da equipe paulista em seu Centro de Treinamentos. Uma estadia que se estenderá até 26 de maio, quando a delegação gremista viajará a Curitiba para enfrentar o The Strongest, no Estádio Couto Pereira, no dia 29. Um dos espaços destinados ao clube gaúcho é o Lab Corinthians R9, montado a partir da passagem do atacante.
O local foi montado em 2011 com a ideia de servir como um laboratório de biomecânica para auxiliar no tratamento de lesões e retorno de atletas aos gramados. Dois anos depois, recebeu o R9 no nome em homenagem ao ex-centroavante. Com toda a infraestrutura de equipamentos e estrutura de academia, o espaço será utilizado pelo Grêmio como base para as atividades físicas dos jogadores.
— Era só Lab Corinthians. Oficialmente, o "R9" vem na reforma, em 2013. Alexandre Pato começa a trabalhar na sala pequena e termina na maior. Ronaldo sempre foi um cara ligado a isso, sempre cobrou muito de quem estava ao redor dele. Quando trago esse conceito (em 2011), dividindo isso com ele, ele adora a ideia e fala "vamos fazer acontecer". Quando a coisa começa a tomar uma proporção maior, achei justo homenageá-lo. Foi um atleta que superou todas adversidades – disse o fisiologista Bruno Mazziotti, um dos idealizadores do espaço, em entrevista ao ge.globo.
Além da área, o Grêmio também utilizará um dos campos para os trabalhos com bola. A primeira atividade desta sexta foi em um dos três gramados com dimensões oficiais à disposição do grupo principal. O CT ainda conta com uma área de aquecimento. Caso exista a necessidade, outros cinco campos das categorias de base estão disponíveis. A área que recebe os times de formação é no mesmo terreno da equipe principal.
O Grêmio levará apenas seus fardamentos de treino, bolas, coletes, água e isotônicos. O restante do material de campo será cedido pela equipe paulista.
Os equipamentos para análises da área de fisiologia também estão emprestados ao Grêmio. Piscinas, hidromassagens e as câmeras hiperbáricas poderão ser utilizadas. Em termos de estrutura e equipamentos, o nível é muito parecido com os do CT Luiz Carvalho. A vantagem dos paulistas é que os prédios do seu Centro de Treinamentos são muito mais espaçosos.