Um dos assuntos que antecedeu a entrevista coletiva dos técnicos finalistas do Gauchão 2024, nesta sexta-feira (5), foi a noite em que Renato Portaluppi e Roger Machado jogaram juntos com a camisa do Grêmio. Os treinadores se encontraram em evento promovido na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre, às vésperas da decisão do campeonato, neste sábado (6), às 16h30min, na Arena.
Renato foi convidado a jogar pelo antigo time naquele 4 de julho de 1995, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela Copa dos Campeões Mundiais — o camisa 7 havia sido campeão do mundo pelo Grêmio em 1983. Na época, o então atacante estava no Fluminense e, há pouco mais de uma semana, fora campeão carioca, marcando o famoso "gol de barriga" diante do Flamengo, no Maracanã. O Rubro-negro era, também, o adversário do Tricolor na ocasião.
Roger Machado, atual técnico do Juventude, lembrou que Renato pediu uma chuteira empresta para jogar pelo Grêmio. O treinador gremista complementou a história de forma descontraída.
— Eu estava comemorando o título, ainda, com o Fluminense, chapado três dias (risos). Aí eu fui para o jogo. Esqueci o material. Aí me deram uma chuteira — comentou Renato.
Renato Portaluppi formou o trio de ataque durante 45 minutos, ao lado de Paulo Nunes e Jardel, jogadores que também se consagraram com a camisa tricolor. Segundo o técnico, ser treinado por Felipão é uma das lembranças daquela noite que guarda com mais carinho.
— Foi um prazer ter vestido de novo a camisa do Grêmio. O Felipão era o treinador. Pela primeira vez eu fui treinado por ele. Eu tive o prazer de ser treinado por ele pelo menos por 45 minutos — acrescentou.
A escalação inicial do Grêmio contra o Flamengo pela Copa dos Campeões Mundiais teve Murilo, Marco Antônio, Luciano, Adílson e Roger; Dinho, Goiano e Carlos Miguel; Paulo Nunes, Jardel e Renato Portaluppi. O time gaúcho venceu os cariocas por 2 a 0, com dois gols de Jardel, um deles com cruzamento de Renato.
Final
Grêmio e Juventude empataram sem gols no jogo de ida do Gauchão 2024, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Na partida de volta, quem vencer fica com a taça. Se houver novo empate, o campeão será conhecido nos pênaltis.