Depois da vitória sobre o Estudiantes nesta terça (23), o Grêmio respirou na Libertadores, mas ainda precisa ganhar outros jogos para avançar às oitavas. Com o resultado em La Plata, o Tricolor já igualou o número de pontos do terceiro colocado, o The Strongest (três), que ainda enfrenta o Huachipato (quatro), no Chile, nesta quarta-feira (24), às 19h.
Se o favoritismo se comprovar e os chilenos vencerem os bolivianos, eles irão a sete pontos e se isolarão na liderança do Grupo C. O Estudiantes, por sua vez, ficaria em segundo, com quatro pontos, um à frente do Grêmio. Mas se o The Strongest surpreender e vencer, irá a seis pontos e assumirá a ponta da chave. Em caso de empate, o grupo embolará: Huachipato seria o líder, com cinco pontos, enquanto os outros dois times ficariam empatados com quatro.
A partir de uma vitória do Huachipato na terceira rodada, o Grêmio iria ao Chile, em 8 de maio, para evitar que os líderes garantissem a classificação antecipada. Para ainda sonhar com o primeiro lugar, o time de Renato Portaluppi não poderia perder no jogo da quarta rodada. Se empatar, chegaria a quatro pontos e, vencendo os dois últimos duelos na Arena, alcançaria 10 pontos.
Mas se o Grêmio perder para o Huachipato, ficará com apenas três e só poderá chegar a nove pontos. Para se classificar com esta pontuação, torceria por empate de The Strongest e Estudiantes na altitude, para chegar menos pressionado ao duelo contra o Estudiantes em Porto Alegre, na quinta rodada.
O Grêmio recebe o Estudiantes no dia 15 de maio, às 19h. Depois, fechando a fase de grupos, o adversário será o The Strongest, em 29 de maio, também na Arena.
Os cenários do Grêmio na Libertadores
Tudo ainda depende do resultado entre Huachipato x The Strongest, mas o Grêmio só depende de si para se classificar. Confira os possíveis cenários:
Vitória sobre o Huachipato
Vencer no Chile é um passo gigante rumo às oitavas, mesmo com dois jogos pela frente. O Grêmio chegaria a seis pontos e, se os outros jogos da terceira e quarta rodada — Huachipato x The Strongest e The Strongest x Estudiantes — terminarem empatados, o Tricolor assumirá a liderança. Depois, só jogará diante do seu torcedor, podendo chegar a 12 pontos.
Empate contra o Huachipato
Ainda é um bom resultado. Mesmo com eventual vitória dos chilenos sobre os bolivianos, nesta quarta, o Grêmio dependeria somente de si para avançar de fase se somar um ponto em Talcahuano. Nesta mesma rodada, o The Strongest receberá o Estudiantes na altitude. Se os bolivianos vencerem, ficarão dois pontos à frente do Tricolor (6 contra 4). Se os argentinoslevarem a melhor, chegam aos sete e jogam a pressão para os gaúchos na penúltima rodada. O ideal mesmo seria um empate, que deixaria o Grêmio na última colocação do grupo, mas a um ponto da zona de classificação.
Derrota para o Huachipato
É ruim, claro. Mas ainda poderá chegar aos nove pontos se cumprir o dever de casa nas últimas rodadas. Mas aí os resultados paralelos precisam ajudar. Quanto mais empates dos adversários, melhor.
E se o Grêmio não vencer na Arena?
O que não pode é empatar ou perder os duelos na Arena, a menos que consiga ganhar do Huachipato, no Chile. Em tese, o Grêmio tem margem para não vencer somente um dos próximos três jogos na Libertadores para ficar entre 9 e 10 pontos, pontuação que deve render a classificação.
*Produção de Nikolas Mondadori