Para a final do Gauchão deste sábado (6), contra o Juventude, o time do Grêmio tem apenas uma dúvida na zaga, por conta da condição física de Pedro Geromel. Contudo, o desempenho tricolor na decisão pode provocar mudanças na equipe titular para o início do Brasileirão e para a disputa da Libertadores.
As principais incógnitas do Grêmio são o goleiro titular e o posicionamento de Soteldo no ataque. Na decisão do Estadual, está definido que Caíque será o goleiro, com Marchesín ficando no banco. Já o atacante venezuelano, ainda voltando de lesão, iniciará entre os suplentes, embora seja uma atração praticamente certa para o segundo tempo.
Após o Gauchão, contudo, essas duas vagas seguem abertas para o Brasileirão e para a Libertadores. No gol, por exemplo, Renato ainda não definiu o dono da posição. Embora Caíque venha atuando na fase final do Gauchão, após a lesão de Marchesín, existe a possibilidade de o argentino, já recuperado, reassumir a titularidade da meta tricolor.
A outra indefinição está no ataque. Rotulado recentemente como "craque" pelo próprio Renato, Soteldo só não será titular contra o Juventude por estar retornando de uma lesão muscular. Porém, a partir da partida seguinte, na terça (9), contra o Huachipato, pela Libertadores, o venezuelano já começa a se credenciar para voltar ao time titular.
A dúvida, entretanto, é quem sairá para a volta de Soteldo. Como atuava na ponta esquerda até se lesionar, em tese o atacante desbancaria o garoto Gustavo Nunes, um dos destaques do time na temporada. No entanto, não está descartado que o venezuelano atue como um meia-atacante centralizado na vaga de Cristaldo.
Possivelmente, nem Renato definiu ainda essas duas questões. Por isso, o desempenho tricolor nos dois tempos da decisão do Gauchão poderá ter impactos importantes na definição do time titular para as outras competições na temporada.