O segundo jogo do Grupo C da Libertadores 2024 teve o resultado ideal para o Grêmio. Na noite desta quarta-feira (3), Huachipato e Estudiantes de la Plata empataram em 1 a 1, no Chile. Com isso, o líder da chave permanece sendo The Strongest, com três pontos, e nenhum dos outros dois adversários gremista abriu maior vantagem após a derrota da primeira rodada.
O primeiro tempo em Talcahuano foi de poucas chances claras para ambas as equipes. As rédeas da partida ficaram, na maior parte do tempo, com os donos da casa, que propunham as jogadas enquanto o Estudiantes apostava no contra-ataque.
O Huachipato levou perigo ao gol adversário em duas oportunidades. Aos 19 minutos, com Maximiliano Rodriguez, em boa cabeçada que passou à esquerda da trave da goleira de Matías Mansilla. Aos 23, novamente a bola "tirou tinta", dessa vez do travessão, em cruzamento de Martinez.
Porém, a velha máxima do futebol se fez valer: quem não faz, leva. Aos 41 minutos da primeira etapa, Palacios fez passe rasteiro em profundidade, e o atacante Javier Correa penetrou na área em velocidade para abrir o placar para os argentinos.
A etapa final foi de pressão para os time chileno, principalmente nos minutos finais. O Huachipato, contudo, não teve forças para garantir a virada, apenas o empate. Aos 35 minutos, Cris Martínez igualou o placar, de cabeça.
Antes, aos 21, Mauro Méndez quase havia ampliado para o Estudiantes, com finalização nas proximidades da pequena área, em bola que passou direto para a linha de fundo, na chance mais perigosa até então. Mesmo assim, os visitantes não conseguiram sustentar a vitória parcial do primeiro tempo e se dedicaram somente a segurar o ímpeto chileno no restante da partida.