Um dos grandes ídolos da história recente do Grêmio é o goleiro Marcelo Grohe. Desde 2019, quando deixou o Tricolor, o jogador de 37 anos defende o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, destacando-se em diversos momentos. No entanto, na última temporada ele começou a perder espaço e se encaminha para o fim de contrato com a equipe saudita de forma melancólica.
A última partida de Grohe pelo Ittihad foi no dia 7 de fevereiro deste ano, quando sua equipe enfrentou o Al-Tai pelo campeonato nacional. Antes disso, o goleiro vinha sendo titular com frequência, tendo feito ao todo, durante a temporada 2023/2024, 19 jogos. Ele sofreu 18 gols e passou por nove confrontos sem ter a meta vazada.
Desde a última aparição, Grohe não foi mais relacionado para as partidas. Os motivos são dois: o fato dele estar em fim de contrato, com o clube não ter interesse em renovar, e a necessidade de diminuir o número de estrangeiros no elenco. O máximo permitido na liga saudita são oito e o Ittihad tem 10 no grupo.
Dessa forma, o técnico Marcelo Gallardo preferiu dar oportunidades ao goleiro Abdullah Al-Mayouf, deixando Grohe de fora. O brasileiro poderia atuar em partidas da Champions League da Ásia, mas o Al-Ittihad foi eliminado pelo Al-Hilal.
Com esse fim de trajetória do goleiro na Arábia Saudita, o Grêmio surge como um possível destino para ele retornar ao futebol brasileiro. O nome de Grohe voltou a ser pauta no Tricolor, muito por conta da instabilidade apresentada pelos jogadores que estão exercendo a função em 2024.