Grêmio e Bahia se enfrentam neste sábado (27), às 21h, na Arena Fonte Nova, em jogo que marcará o reencontro de quatro jogadores com o clube gaúcho. São eles: o goleiro Adriel, o meio-campista Thaciano e os atacante Biel e Everaldo. Os três primeiros, em algum momento, foram titulares com o técnico Renato Portaluppi. O último fez sua base no clube e atuou em 2014 com a camisa gremista.
Adriel chegou a Salvador na última temporada. Alçado a titular no Gauchão, ele foi emprestado ao Bahia depois de problemas extracampo e de relacionamento dos dirigentes com seu empresário. Sem atuar em 2023, o goleiro fez nove jogos neste ano, com oito gols sofridos. Porém, perdeu espaço mais uma vez com o técnico Rogério Ceni. Atualmente, é reserva.
— Nesse começo da temporada, o Adriel foi titular nos jogos do Baiano. O Rogério fez um rodízio de goleiros. Enquanto o Marcos Felipe era o titular nos jogos da Copa do Nordeste, o Adriel era titular no Estadual. Só que ele não foi bem no primeiro Ba-Vi, e a torcida começou a pegar no pé dele — explica Lucas César, setorista do clube tricolor no canal Central do Bahia.
Em sua segunda passagem pelo Bahia, Thaciano é um dos xodós da torcida da equipe. Ele desembarcou em território baiano ainda no meio da temporada passada e já se mostrou uma peça importante na engrenagem do time. O meia virou titular absoluto do meio-campo. Nesta temporada, o camisa 16 do Bahia tem 21 jogos, com sete gols marcados e três assistências.
— É titular absoluto. Polivalente, faz uma função de falso 9. Vai no ataque, define, volta para marcar. É a coluna do time de Rogério Ceni. Ele caiu nas graças da torcida, mas agora mais ainda porque vem marcando gols. Está em alta por aqui — complementa Lucas.
Depois de jogar na Série B pelo Grêmio em 2022, Biel foi contratado a peso de ouro pelo Bahia, com o aporte do Grupo City, na temporada seguinte. Nesse ano, tem oscilado, alternando momentos no time titular e no banco de reservas — 20 partidas, com 10 iniciando e 10 entrando no decorrer do jogo. Ele tem três gols e sete assistências.
Talvez o torcedor do Grêmio não lembre, mas Everaldo defendeu a camisa gremista entre 2014 e 2015, além de ter sido formado na base gremista. Depois de uma experiência no Japão, foi contratado pelo Bahia em 2024 para reforçar o ataque. Em Salvador, já são 18 jogos, com quatro gols e três assistências.
— Everaldo está voltando de lesão. Ficou de fora das finais do Baiano. Voltou justamente contra o Inter, mas jogou poucos minutos. Contra o Vitória, fez o gol do empate e tem chances de ser titular contra o Grêmio — disse William Falcão, setorista do Bahia.
Como estão jogadores que passaram pelo Grêmio
Adriel
- 9 jogos
- 8 gols sofridos
Thaciano
- 21 jogos
- 7 gols marcados
- 3 assistências
Biel
- 20 jogos
- 3 gols
- 7 assistências
Everaldo
- 18 jogos
- 4 gols
- 3 assistências