O Grêmio foi campeão pela sétima vez consecutiva o Gauchão, ao superar o Juventude por 3 a 1, na Arena, neste sábado (6). Ao longo da campanha do Tricolor, alguns jogadores foram fundamentais para a equipe chegar até a decisão.
GZH elencou seis estrelas do heptacampeonato do Grêmio no Gauchão 2024. Além do treinador, atletas que fizeram a diferença para que a torcida gremista pudesse gritar mais uma vez "É campeão!"
Renato Portaluppi
O comandante do Grêmio em mais um título — o quinto Gauchão da sua carreira como treinador —, Renato foi importante pela paciência em montar um time competitivo, mesmo que os reforços não tenham aparecido desde o início da temporada.
Com a chegada de jogadores como Pavon e Diego Costa, além da ascensão de Gustavo Nunes, Renato montou um ataque produtivo, mesmo com a ausência de Soteldo por lesão. A defesa, por mais que tenha tido dificuldades, também se destacou com bons ajustes do comandante.
Geromel
Por falar em sistema defensivo, a presença de Geromel — após um 2023 repleto de lesões — foi importante para o Grêmio ter mais consistência defensiva. Foram nove partidas do zagueiro na campanha do título, com um gol marcado.
Apesar de não ter mais a mesma forma física, afinal são 38 anos, Geromel usou a experiência a seu favor para fazer jogos seguros e repetir a dupla de zaga vencedora ao lado de Kannemann.
Kannemann
O argentino esteve presente em 10 jogos do Gauchão e foi importante em diversos momentos. Reeditando a dupla vencedora com Geromel, ambos atuaram juntos em oito partidas e sofreram seis gols no Gauchão.
Sendo um dos líderes do time no heptacampeonato, Kannemann teve apenas uma derrota quando jogou.
Villasanti
O paraguaio atuou em 15 partidas do Gauchão 2024. Ele fez um gol e deu uma assistência, mas foi mais importante por dar consistência ao meio de campo do Grêmio. Com Villasanti atuando, foram 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Um dos momentos mais importantes do paraguaio na campanha foi quando conseguiu retornar ao time em meio a semifinal contra o Caxias. Ele estava servindo à seleção do seu país, mas o jogo foi cancelado e o volante conseguiu voltar a tempo de atuar na Arena.
Cristaldo
Contestado por parte da torcida no início da temporada, o camisa 10 do Grêmio apareceu com destaque na fase decisiva do Gauchão 2024. O argentino fez 14 jogos no torneio, marcou seis gols e deu uma assistência.
Dos gols marcados, três foram no mata-mata do Estadual. Cristaldo balançou as redes contra o Brasil-Pel e nos dois jogos diante do Caxias na semifinal.
Gustavo Nunes
Uma promessa que vem se tornando realidade para o Tricolor. Gustavo Nunes fez uma boa Copa São Paulo no início do ano e subiu para o time principal. No Gauchão, foram 10 jogos disputados, um gol e duas assistências.
O jovem de 18 anos assumiu a titularidade após a lesão de Soteldo e de lá não saiu desde então. Sendo uma válvula de escape pelo lado esquerdo do campo, ele ainda pode ajudar a entregar mais que um título do Gauchão para o Tricolor.
Diego Costa
A ausência de Luis Suárez no início da temporada não vinha sendo suprida por nenhum jogador que havia no elenco. O experiente Diego Costa então foi contratado e começou a resolver as coisas lá na frente.
Foram seis partidas desde sua chegada, em fevereiro, e marcou seis gols. Além de balançar as redes, o centroavante de 35 anos também deu outra dinâmica ao ataque do Tricolor, fazendo com que Gustavo Nunes e Pavon pudessem ter mais liberdade pelas pontas, além de uma melhora no jogo de Cristaldo pelo meio.