O Grêmio divulgou, nesta sexta-feira (22), um vídeo sobre a recuperação de Soteldo. O camisa 7, que desde a última quarta (20) avançou na recuperação e passou a treinar com os preparadores físicos, se manifestou pela primeira vez desde a lesão muscular de grau III no adutor da coxa direita. Ele utilizou as recém-chegadas câmaras hiperbáricas para acelerar o processo.
— Fazia os dois turnos aqui, ficava aqui. Quando chegou a câmara hiperbárica ajudou demais. Foi um trabalho muito bom da minha parte e dos médicos do clube — resumiu o atacante.
As câmaras hiperbáricas, aparelhos que servem para prevenir lesões e acelerar recuperações, aumentando a pressão atmosférica num ambiente controlado, permitindo que o corpo do atleta absorva muito mais oxigênio. Os equipamentos chegaram ao CT Luiz Carvalho no começo do mês.
O atleta estava sendo um dos destaques do time nas quatro partidas que disputou até a lesão. Em 31 de janeiro, foi substituído no final da vitória contra o Juventude em virtude do problema:
— Foi um pouco frustrante, eu vinha muito bem, tinha começado bem o torneio. Infelizmente, são coisas que podem acontecer na profissão. Tive muita tranquilidade, foquei muito na recuperação, graças a Deus, já estou de volta.
Soteldo garantiu estar prestes a retornar aos gramados para colaborar nas disputas da Libertadores, Copa do Brasil e do Brasileirão. O panorama atual, explicado pelo preparador físico Gabriel Gindri, é de aumento controlado de carga de atividades, para posteriormente poder atuar novamente.:
— Muito feliz. É o que eu mais gosto. Quero ajudar o time em todas as competições que vem agora e tenho que estar 100% para fazer isso — disse Soteldo.