O Grêmio confirma a viagem de Carballo para o Uruguai para tratamento de pubalgia. A justificativa pela liberação do clube foi dada pelo presidente Alberto Guerra em entrevista exclusiva para GZH. Segundo ele, a proximidade com os familiares poderá auxiliar na recuperação. Ainda não há previsão de estreia do meio-campista na temporada.
A revelação da ida do meio-campista ao seu país foi revelada pelo jornalista Juan Pablo Romero, do jornal El País. O Tricolor compreende que a situação não necessita de uma segunda intervenção cirúrgica. A primeira foi realizada, em Montevidéu.
— Não acredito que seja o caso de uma nova cirurgia. É o caso de tentar jogar sem dor. Dentro das conversas que tivemos com ele e o seu procurador, talvez fosse melhor, já que não está jogando, fazer o tratamento no Uruguai, perto da família. Aqui mora sozinho. O Grêmio está acompanhando isso, sabendo o que está fazendo lá para contribuir para a melhora dele. A gente espera que o quanto antes possa voltar a jogar por ser um estupendo jogador — declarou Guerra.
Desde meados da temporada passada, Carballo relatava dores na região do púbis. Segundo avaliação do clube, esse foi o motivo do rendimento técnico abaixo do esperado na temporada passada, inclusive, perdendo espaço na seleção uruguaia.
Após retornar a Porto Alegre, o camisa 8 deverá passar por uma reavaliação. O atleta será submetido, depois de plena recuperação, a treinamentos físicos para readquirir ritmo de jogo para utilização em partidas.