Depois de ir para a reserva no clássico Gre-Nal de 25 de fevereiro — quando nem entrou em campo — Cristaldo parece ter entendido o recado de Renato Portaluppi. O argentino fez dois gols nos últimos três jogos e, além das finalizações, tem sido mais presente na criação das jogadas, com investidas, inclusive, dentro da área adversária.
A sequência de boas atuações já motiva elogios por parte do treinador em relação ao artilheiro do time da temporada, com quatro gols em 11 jogos. Na entrevista coletiva depois da vitória sobre o Caxias por 2 a 1, neste sábado (17), o comandante gremista revelou o que tem cobrado do meia.
— O meia de um clube, não é só o Franco (Cristaldo), é o cérebro de um time. Ele tem de fazer o time jogar, deixar os companheiros na cara do gol e pisar na área. São essas três coisas que eu exijo, peço e converso com o Franco. Toda vez que ele faz isso, ele joga bem e faz gols. Cabeceou, o goleiro do Caxias fez uma grande defesa, ele continuou a joga e fez um gol. Por quê? Porque ele pisou na área — salientou.
Inclusive, o técnico gremista contou que pedia movimentações semelhantes ex-jogadores do Grêmio que ocuparam a função de Cristaldo. Jean Pyerre, que rescindiu contrato no início de 2023, e Luan, com recente e curta passagem no ano passado, foram os exemplos.
— Essa é uma bronca que eu tinha com o Jean Pyerre, com o Luan. Bronca que eu digo no bom sentido. Eu insistia, brigava, mostrava, cobrava para eles pisarem na área. O meia que não pisa na área, ele não é meia — acrescentou Renato.
Desde 2023, quando chegou ao Grêmio para o começo da temporada, Cristaldo fez 65 jogos. O argentino soma 13 assistências e 15 gols até o momento.