O lateral-esquerdo Mayk poderia ter mandado a classificação do Grêmio para a final do Gauchão por água abaixo. Depois de o Tricolor abrir 3 a 0 no primeiro tempo, o jogador contratado junto ao Guarani chutou o rosto do adversário e foi expulso pelo árbitro Jean Pierre.
O segundo tempo foi de susto para os mais de 36 mil gremistas que estavam na Arena. O Caxias chegou a diminuir para 3 a 2, mas nem isso foi suficiente para evitar que o time de Renato Portaluppi chegasse à decisão contra o Juventude nos dois próximos sábados.
O treinador, inclusive, elogiou a atuação do árbitro da partida e revelou que Mayk terá que pagar uma multa de R$ 20 mil para a caixinha do vestiário gremista.
— Fazer elogios ao Jean Pierre, o único erro grave foi o VAR. Se aquela entrada no Gustavo não é para vermelho... A jogada do Mayk foi sem querer, mas foi expulso. Foi multado em R$ 20 mil, colocou em risco a nossa classificação, um erro infantil naquela fase do jogo. Nossa sorte era que estava 3 a 0. Já foi um sufoco. Se ganha bem, em dia, mas se "pisar na bola", a caixinha agradece.
O lance citado por Renato para reclamar do árbitro de vídeo foi uma entrada de Robinho em cima de Gustavo Nunes na metade do segundo tempo. O jogador gremista deixou o campo de maca, chorando.
— O Gustavo teve um corte profundo no tornozelo, por isso falei que foi o único erro da arbitragem. É inacreditável. Vi e revi o lance no vestiário. Não foi por querer, mas a do Mayk também não foi. Tem a ferramenta e ainda levei cartão. Não é possível não usarem a ferramenta — ressaltou.
O Tricolor tem, do próximo sábado até a estreia no Brasileirão, cinco jogos: as duas decisões do Gauchão, dois jogos da fase de grupos da Libertadores e a estreia no torneio de pontos corridos contra o Vasco, no dia 14 de abril.