O Grêmio segue em busca do heptacampeonato do Gauchão. O Tricolor, mesmo com um a menos, conseguiu vencer o Caxias pela segunda vez consecutiva e assegurou vaga na final para enfrentar o Juventude nos dois próximos sábados — primeiro no Alfredo Jaconi e a grande decisão na Arena.
A equipe de Renato Portaluppi precisou de apenas 38 minutos para abrir 3 a 0 no marcador e encaminhar a classificação. No entanto, quando o jogo parecia definido, o lateral-esquerdo Mayk foi expulso nos minutos finais da primeira etapa e complicou um jogo que parecia fácil. O Caxias pressionou durante todo o segundo tempo e conseguiu diminuir para 3 a 2.
Após a partida, o treinador gremista falou sobre a partida e a vaga na decisão do campeonato estadual — a sétima seguida e todas com título.
— Acho que nosso primeiro tempo foi muito bom, um dos melhores, se não o melhor do ano. Fizemos o que foi pedido, o que treinamos, era para esquecer a vantagem e tínhamos que decidir o jogo no primeiro tempo. Criamos, fizemos três gols, dominamos, mas infelizmente tivemos a expulsão do Mayk. É perigoso, o adversário te empurra e a gente fica distante. Mais importante foi que conseguimos os objetivos, poderia ter sido mais fácil. Agora, é descansar o grupo e esperar o Juventude no próximo sábado — analisou.
Apesar de ter um time mais qualificado e com um maior poder de investimento, Renato tergiversou quando questionado se o Grêmio é o favorito para vencer o Gauchão, elogiando a o Juventude, que eliminou o Inter na última segunda-feira (26).
— Dar parabéns ao Roger pelo excelente trabalho que vem fazendo e por estarem na final, não só pela eliminação, mas pelo que fizeram. Ninguém chega por um acaso na final. Caxias nos dificultou nos dois jogos. A gente está na final, mais um jogo de 180 minutos. Vai ser duro até pelo que o Juventude vem fazendo. Não vou ficar pensando em La Paz ainda, após o jogo de sábado começo a pensar na Bolívia.
O Tricolor tem, do próximo sábado até a estreia no Brasileirão, cinco jogos: as duas decisões do Gauchão, dois jogos da fase de grupos da Libertadores e a estreia no torneio de pontos corridos contra o Vasco, no dia 14 de abril.