A final do Gauchão está definida. Grêmio e Juventude começam, no sábado (30), a definir quem será o campeão da temporada 2024. Enquanto o Tricolor luta pelo segundo heptacampeonato e o 43º título estadual de sua história, a equipe de Caxias do Sul busca repetir o feito de 1998, quando pela primeira e única vez ergueu o troféu do torneio.
O Grêmio entrará em campo sem nenhum jogador pendurado com dois cartões amarelos e ameaçado de perder a final se receber o terceiro. Porém, fora de campo, o técnico Renato Portaluppi foi advertido nos dois jogos diante do Caxias e se receber um novo cartão, no sábado, ficará de fora da decisão na Arena.
Já o Juventude tem seu capitão, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, e seu grande nome das semifinais, o volante Caíque, com dois cartões, não poderão disputar o jogo em Porto Alegre caso sejam advertidos no próximo sábado.
De acordo com o regulamento, o artigo 32 do Gauchão, os cartões amarelos foram zerados após as 11 rodadas da fase classificatória, mas passaram a ser computados a partir das quartas de final e seguem assim até o final do campeonato.
O jogo de ida será no Estádio Alfredo Jaconi e a volta será disputada em Porto Alegre, no dia 6 de abril. Pelo regulamento, nenhum clube tem vantagem de resultados. Por ter somado mais pontos, o Grêmio tem o benefício de decidir em casa.