Mesmo contestado ao longo do Gauchão, o volante Pepê está consolidado como titular do meio-campo do Grêmio. E não só pela boa atuação na vitória sobre o Caxias no jogo de volta da semifinal. Além de ser um atleta de confiança do técnico Renato Portaluppi, o meio-campista destaca-se pelos poucos erros de passe, pelos lançamentos e pelo alto número de desarmes.
Apesar da fama de ser um volante mais técnico do que combativo, Pepê é, de acordo com o site de estatísticas Footstats, o líder em desarmes da equipe gremista no Gauchão, com 17, um a mais do que Vilassanti. Além disso, o meio-campista tem um percentual de 93,42% de acerto de passes, superior ao de todos os titulares do meio-campo e do ataque.
Pepê é ainda o vice-líder da equipe em lançamentos, com 15, um a menos do que o lateral João Pedro. O atleta é também um dos mais assíduos do time, ao lado de Vilassanti. Os dois volantes participaram de 13 dos 14 jogos do Tricolor no Estadual.
Mesmo ainda não repetindo os melhores momentos da temporada passada, Pepê é considerado pela comissão técnica um jogador importante no funcionamento do meio-campo do Grêmio, tanto nos aspectos defensivos como ofensivos. Desta forma, é improvável que o jogador perca a vaga no time neste momento.
Na partida de volta da semifinal do Gauchão, contra o Caxias, Pepê foi substituído no final do primeiro tempo por conta de um choque de cabeça. Contudo, o volante está recuperado e confirmado no jogo de ida da final, contra o Juventude, neste sábado (30).
A única mudança em relação à semifinal será a saída de Mayk, suspenso. O atleta deve ser substituído pelo garoto Wesley Costa. O provável time gremista para a decisão tem: Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Wesley Costa; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Diego Costa e Gustavo Nunes.
A primeira partida contra o Juventude será no sábado (30), às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. Já o jogo da volta está marcado para o dia 6 de abril, no mesmo horário, na Arena.