O Grêmio tem um prazo definido para a inscrição de jogadores para a Libertadores: 29 de março. Mesmo que a janela de transferências se encerre nesta quinta-feira (7), a CBF abriu uma brecha para que novos reforços — oriundos dos Estaduais — cheguem aos clubes entre o período de 1º de abril até 19 de abril. Porém, como a lista final da Libertadores precisará ser enviada ainda neste mês, o Tricolor não poderá aproveitá-la para o campeonato continental, apenas para Copa do Brasil e Libertadores.
Pelo Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF), clubes da Série A e B poderão contratar jogadores que atuaram nos campeonatos estaduais durante o período de 1º até 19 de abril.
"A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024", diz um trecho do RNRTAF.
No entanto, pelo regulamento divulgado pela Conmebol, o Grêmio precisará enviar a lista de inscritos para a Libertadores até o dia 29 de março. Segunda fontes consultadas por GZH, o Tricolor não conseguirá aproveitar a exceção prevista pela CBF para contratar jogadores que estão atuando nos campeonatos estaduais para a disputa da primeira fase do torneio continental, somente para Copa do Brasil e Brasileirão.
Até o momento, o Tricolor contratou sete atletas para 2024: o goleiro Agustin Marchesín, o lateral Mayk, os volantes Dodi e Du Queiroz, os atacantes Pavon e Soteldo e o centroavante Diego Costa.