O Grêmio corre contra o tempo para finalizar sua janela de contratações. Até o momento, são sete novidades para a temporada. O goleiro Marchesin, o lateral-esquerdo Mayk, os volante Du Queiroz e Dodi, os atacantes Soteldo, Pavon e Diego Costa. Todos com amostras positivas nestes primeiros dois meses de calendário. Mas não é segredo na Arena que uma posição ainda está carente de mais opções. O Tricolor quer zagueiros. São mais 72 horas, até o fim do dia 7 de março, para entregar a Renato Portaluppi mais alternativas.
Nas últimas horas, surgiram nomes de possíveis alvos do Grêmio. Um dos especulados foi o zagueiro Léo Coelho, do Peñarol. Segundo pessoas consultadas por GZH, o brasileiro de 30 anos não está entre as negociações em andamento com a direção. Eleito para a seleção do campeonato uruguaio de 2022 com Carballo e Luis Suárez, pelo Nacional, o defensor acertou com o rival uruguaio.
Outra possibilidade era o defensor Kaio, do clube russo Krasnodar. Formado na base da Ferroviária, de São Paulo, o zagueiro de 28 anos também atuou pelo Athletico-PR. Em contato com GZH, o empresário Neto Genovez afirmou que "não procede" a informação de contato feito pela direção gremista.
— Estamos olhando todas as posições. Tem muita especulação, mas não acertaram nenhum nome essa semana, estamos conseguindo blindar. Tem espaço ainda para reforçar e acredito que até o meio do ano tenha mais espaço para fazer o time mais competitivo e mais forte para essa temporada — disse o vice de futebol Antonio Brum, em entrevista coletiva após a partida.
O clube esbarrou nas condições financeiras em um dos nomes desejados por Renato. O técnico aprovou a tentativa por Dória, do mexicano Santos Laguna, mas a pedida de 4 milhões de dólares, quase R$ 20 milhões, barrou o avanço nas conversas.
Enquanto a direção revira o mercado atrás de mais alternativas, os movimentos feitos até o momento agradaram. Mayk, o menos badalado dos reforços, tem a chance de começar os matas do Gauchão por conta da lesão reclamada por Reinaldo durante o jogo contra o Guarany. Dodi também foi contratado sem a grife de Pavon e Diego Costa, mas deu boa resposta nas oportunidades. Inclusive no clássico Gre-Nal 441.
Mas é consenso que os reforços que mais entusiasmaram o torcedor são peças para o ataque. Soteldo, afastado por lesão, e o argentino Pavon mostraram muita qualidade nos minutos em que estiveram em campo. O ex-jogador de Boca Juniors e Atlético-MG, inclusive, surge como candidato a protagonista pelo que fez até agora. Em três jogos pelo Gauchão, Pavon tem três gols e duas assistências. E a parceria com Diego Costa, uma das novidades de 2024, empolga.
— Esse pouco entrosamento que eles têm (Pavon e Diego Costa) foi por conta do treinamento durante a semana. E vai melhorar ainda mais. Ele (Diego) pediu uma mini pré-temporada, ele sabe que precisa melhorar ainda, mas tinha que jogar para pegar ritmo de jogo, para ele melhorar e ter mais ritmo. Para chegar no limite dele, que considere bom. Não podemos exigir do Diego algo agora. O entrosamento dele não vai melhorar só com o Pavon, e sim com a equipe toda — analisou Renato.
Com as inscrições do Gauchão fechadas, a torcida do Grêmio espera até quinta-feira por novidades para a Libertadores. Uma chance de começar a busca pelo tetra da maior competição das Américas com um grupo mais encorpado.