A final da Libertadores de 2024 já tem local definido: Buenos Aires. A Associação de Futebol Argentina (AFA) anunciou nesta terça-feira (13) a capital do país como sede da final da principal competição entre clubes da América do Sul.
Contudo, no anúncio não houve indicação do estádio que abrigará o duelo em jogo único valendo a taça da Libertadores.
"É oficial: Buenos Aires sediará a final da Copa Libertadores 2024. Que alegria receber você em nosso país, Conmebol!", escreveu a AFA em suas redes sociais.
Buenos Aires era considerada a grande favorita como cidade-sede para a final, uma vez que era a única candidata. O anúncio oficial da cidade, sem definição do estádio, também era esperado, porque a Conmebol decidiu modificar a maneira como escolhe o palco do jogo decisivo.
A Conmebol opta por divulgar apenas a cidade que receberá as decisões, para ter mais liberdade para escolher o estádio de acordo com os times classificados. A final da Copa Sul-Americana é um exemplo disso, pois a decisão foi inicialmente marcada para o Estádio Centenário, em Montevidéu. No entanto, a partida entre Fortaleza e LDU foi mudada para Maldonado, num estádio com um terço da capacidade (60 mil para 20 mil).
Até o momento, são quatro estádios pré-selecionados: Monumental de Núñez (River Plate), Bombonera (Boca Juniors), Nuevo Gasómetro (San Lorenzo) e José Amalfitani (do Velez Sarsfield). A tendência natural é que a final da Libertadores seja no estádio Monumental, recentemente reformado e com 83 mil lugares, sendo o maior da América do Sul.
Esta será a primeira final única da Libertadores na Argentina. Até aqui, as cidades que receberam a decisão foram Lima (2019), Rio de Janeiro (2019, 2023), Montevidéu (2021) e Guayaquil (2022).