O Grêmio vai conhecer nesta segunda-feira (18), em Luque, no Paraguai, o seu caminho na fase de grupos da Libertadores. O sorteio está marcado para iniciar às 20h na sede da Conmebol. O Tricolor estará representado por três importantes dirigentes: o presidente, Alberto Guerra; o vice de futebol, Antônio Brum; e o executivo Luis Vagner Vivian.
O trio, inclusive, já está no Paraguai. O Grêmio está no pote 1, ao lado dos brasileiros Fluminense, Palmeiras, Flamengo e São Paulo. Também fazem parte do grupo de cabeças de chave o argentino River Plate, o uruguaio Peñarol e a LDU do Equador.
Antes do sorteio, uma definição já existe. Por ser cabeça de chave, o Grêmio vai estrear na fase de grupos da Libertadores como visitante. E o primeiro jogo será contra um integrante do pote 3. Ou seja, a estreia pode acontecer na Argentina, contra San Lorenzo, Rosário Central ou Talleres. Contra os peruanos Universitário ou Allianza Lima. Ainda é possível o enfrentamento com o The Strongest, na Bolívia, Deportivo Táchira, na Venezuela ou Millonarios, na Colômbia.
A estreia do Grêmio na Libertadores vai acontecer em meio às decisões do Gauchão 2024. A data-base para o início da fase de grupos da Libertadores é 3 de abril. Caso chegue à decisão do Gauchão, o primeiro jogo da final está marcado para o dia 30 de março. A finalíssima vai acontecer no dia 6 de abril.