A vitória por 1 a 0 em casa contra o São José garantiu ao Caxias uma vaga nas semifinais do Gauchão. Agora, duelará com o Grêmio, que passou pelo Brasil-Pel, por um lugar na grande decisão. Serão dois jogos, o primeiro no Centenário e o segundo na Arena — Tricolor teve melhor campanha do que o Grená.
A campanha do time de Caxias do Sul no estadual pode ser definida em antes de Argel e depois da chegada do atual treinador da equipe. Até a derrota para o São José na fase classificatória, a equipe tinha duas vitórias, três empates e duas derrotas. O 2 a 1 em casa para o time de Porto Alegre fez com que o técnico Gerson Gusmão fosse demitido.
A diretoria grená trouxe Argel para assumir o cargo de técnico e a troca deu resultado, pelo menos a curto prazo. Desde a chegada dele, o time não perdeu mais. São cinco jogos, com quatro vitórias e um empate — um pela Copa do Brasil. Além disso, o Caxias vive ótima fase defensiva. São quatro jogos seguidos sem sofrer nenhum gol. No início do Gauchão, até o Ca-Ju, o time grená foi vazado em todos os jogos.
— Nós tivemos mais organização, pressionamos alto. Conseguimos envolver. O goleiro fez grandes defesas. Temos que saber sofrer, resiliência. É amadurecimento da equipe. Mais um jogo sem sofrer gols. Isso é importantíssimo nos dias de hoje. Nossa bola parada defensiva e ofensiva está muito boa. Mostramos a nossa qualidade pra quem duvidava. Evoluímos — comentou o técnico Argel Fuchs, após a vitória diante do São José.
Para o primeiro confronto contra o Grêmio, o Caxias não poderá contar com Gabriel Silva. Ele foi expulso no segundo tempo da classificação contra o São José. Antes da partida pelo Gauchão, o time da Serra entra em campo contra o Bahia, pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo será na terça-feira (12), às 21h30min, no Centenário, em Caxias.