Altitude, rival histórico e algoz surpresa são as características dos adversários do Grêmio na fase de grupos da Libertadores. No sorteio da última segunda-feira (18), ficou definido que o Tricolor está no no Grupo C, com The Strongest, Estudiantes e Huachipato. Somando os deslocamentos de ida e volta para Bolívia, Argentina e Chile, respectivamente, o time gremista irá percorrer 10.576 quilômetros.
O primeiro jogo fora de casa será em La Paz, diante do The Strongest, na rodada inicial. Além de enfrentar a altitude de 3.640 metros, a viagem até a capital boliviana é de 2.286 quilômetros. Portanto, contando com o retorno para Porto Alegre, o trajeto percorrido será de 4.572 km.
Na terceira rodada, o Tricolor irá visitar o Estudiantes, em La Plata, na Argentina. A viagem para encarar os "pincharatas" é a mais curta, de 843 quilômetros em linha reta. Totalizando 1.686km com ida e volta.
Por fim, na quarta rodada, o Huachipato será o rival em Talcahuano. Em 2013, o time chileno surpreendeu o Tricolor e venceu na Arena. A viagem até o interior do Chile é de 2.159 km, totalizando 4.318 quilômetros.
Embora tenha altitude pelo caminho, o Grêmio será o time brasileiro com menor deslocamento na Libertadores. Segundo a direção gremista, todos os voos serão fretados.
Deslocamentos do Grêmio
The Strongest-BOL
- Porto Alegre — La Paz: 2.286 km
- La Paz — Porto Alegre: 2.286 km
Estudiantes-ARG
- Porto Alegre — Buenos Aires: 843 km
- Buenos Aires — Porto Alegre: 843 km
Huachipato-CHI
- Porto Alegre — Talcahuano: 2.159 km
- Talcahuano — Porto Alegre: 2.159 km