O começo de temporada para Cuiabano foi acidentado. O lateral-esquerdo, tratado como promessa, teve perspectiva de negociação, mas o clube entendeu que as cifras não estavam de acordo com o valor do jovem de 21 anos. Porém, o jogador teve duas lesões musculares distintas e perdeu espaço na largada da temporada. Agora, sem Reinaldo, ele poderá disputar a titularidade. Desta forma, a comissão técnica planeja o retorno gradual ao time.
Segundo apurou GZH, o atleta está sendo submetido aos mesmos cuidados preventivos anteriores. Na pré-temporada, em 13 de janeiro, o ala sentiu uma leve lesão muscular no posterior da coxa esquerda. Para ser liberado, ele fez 10 testes de movimentos em cada perna, todos sem indicação de qualquer resquício da lesão.
Depois, após plena recuperação, em Santa Cruz do Sul, na vitória diante do Avenida, em 3 de fevereiro, um novo problema foi diagnosticado. Na ocasião, a lesão foi um pouco mais grave, classificado como de Grau II-b no mesmo local.
Pelo histórico recente, o Grêmio projeta um tempo maior de atividades nos treinamentos com os companheiros antes de atuar em partidas oficiais. O planejamento prevê duas semanas de sessões com os demais jogadores em trabalhos físicos, táticos e técnicos.
Sem Reinaldo, o Tricolor apostará em Mayk e Cuiabano como opções para a lateral esquerda. O Departamento de Futebol considera ambos alternativas com características distintas para o setor.
Entre dezembro e janeiro, Cuiabano foi procurado por clubes do Exterior, mas a direção compreendeu os valores como baixos e optou pela não liberação. No total, como profissional, o camisa 54 tem 15 partidas e dois gols marcados.